Mais Médicos criará novos problemas para a saúde no futuro

 Mais Médicos criará novos problemas para a saúde no futuro

Na última quinta-feira (25), o deputado federal Luiz de Deus (DEM/BA) voltou a falar do Mais Médicos na sessão plenária da Câmara dos Deputados, alertando para as falhas e enganos criados pelo programa do Governo Federal que promete solucionar o problema da saúde pública no país. Para o parlamentar, o programa é uma “grande enganação” criado com fins escusos e, ao contrário, causará ainda mais problemas no futuro.luiz de deus13

O parlamentar baiano, que é formado em medicina e foi diretor por 18 anos do Hospital da Chesf, em Paulo Afonso, insiste que o problema reside na distribuição dos médicos pelo território brasileiro, uma vez que estes profissionais fixam-se nas grandes capitais, e que ao levar médicos estrangeiros a cidades remotas sem enfrentar a questão da falta de estrutura o programa resolve o problema apenas momentaneamente.

“E daqui a três anos quando o programa acabar como vão ficas essas comunidades que ficaram dependentes dos médicos estrangeiros?”, questionou Luiz de Deus, ao dizer que não acredita que o programa será renovado visto que ele já cumpriu a sua verdadeira função que foi “mandar dinheiro a Cuba para a construção do Porto de Mariel”.

Luiz de Deus criticou também a precariedade das condições de trabalho que os médicos estrangeiros encontram aqui, incluindo, a inexistência de direitos trabalhistas tão defendidos pelo PT como férias remuneradas e 13º salário. Na opinião do parlamentar, é um “absurdo” que eles sejam remunerados com bolsas de estudos.

Ele lembrou, ainda, que além dos R$ 1,8 bilhões gastos no Mais Médicos, o programa foi responsável pelo aumento do gasto do governo com publicidade, que subiu para R$ 7,2 bilhões. “Mas se o programa é tão bom que vai resolver o problema, então, para quê tanta propaganda?”, perguntou o parlamentar.

Luiz de Deus disse que falta muito mais que médicos para solucionar a questão da saúde no país, como a construção de mais hospitais e ampliação do número de leitos, além da formação de médicos em algumas áreas especializadas, sobretudo, em cirurgia.

Fonte: Assessoria de comunicação do deputado Luiz de Deus (Democratas)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *