Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Médicos cubanos são recepcionados pelo prefeito de Paulo Afonso
O prefeito Anilton Bastos recepcionou na manhã desta segunda-feira (28), no gabinete, os sete médicos cubanos que estão em Paulo Afonso e vão trabalhar na Atenção Básica de Saúde do município. A recepção foi marcada por um café da manhã e contou com a presença do vice-prefeito Jugurta Nepomuceno; do secretário de Saúde Alexei Vinícius; da secretária de Desenvolvimento Social Ana Clara Moreira; do secretário de Turismo, Luiz Carlos de Carvalho; do secretário de Comunicação Jânio Soares, além de alguns integrantes da equipe da saúde.
O secretário de Saúde Alexei Vinícius deu as boas-vindas aos profissionais e fez uma explanação sobre a estrutura organizacional da secretaria de Saúde e da importância da rede de Atenção Básica, onde os médicos irão atuar. “Este café da manhã é uma forma de demonstrar a nossa atenção a vocês, que estarão trabalhando na Atenção Básica de Saúde do nosso município e reafirmar que estaremos sempre à disposição para o que necessitarem durante os três anos de permanência de vocês no município. Sintam-se acolhidos e muito bem vindos a nossa cidade”, disse o secretário. Na ocasião, foi apresentado um vídeo sobre a cidade e os principais pontos turísticos.
O prefeito Anilton Bastos ao saudar os médicos cubanos fez uma breve explanação sobre a saúde municipal e a preocupação da gestão em ofertar maior número de atendimento para a população e esclareceu que nenhum médico que já atua no município está sendo dispensado com a chegada dos novos médicos cubanos. “Estamos sempre preocupados em não deixar faltar médicos em nossos postos de saúde e ofertar o maior número de serviços pra a nossa população. Faremos o possível para que vocês possam fazer o trabalho da melhor maneira possível e assim atender a nossa comunidade. Estaremos à disposição para que possamos resolver todos os problemas que por ventura venham a surgir e faremos o possível para tornar a estadia de vocês cada dia mais acolhedora, para que assim diminuam a saudade do seu país de origem”, frisou Anilton.
A secretária Ana Clara colocou à disposição dos médicos cubanos a SEDES, por ser a secretaria que desenvolve ações com a população mais carente e menos favorecida. “Essa integração de voces com a SEDES e as comunidades mais necessitadas, que é a população que voces vão atender, é uma maneira de poder colaborar para um bom desempenho de voces”, disse Ana Clara.
O médico Yoalli Saavedra agradeceu em nome dos colegas. “Estamos muito felizes em poder estar em uma cidade com tantas belezas naturais e por termos sido tão bem acolhidos. Isso faz com que possamos realizar o nosso trabalho da melhor maneira”, falou.
A vinda de profissionais cubanos para Paulo Afonso se configura como um fortalecimento da Atenção Básica do Município, considerando que é neste âmbito que se resolve a maioria dos problemas de saúde da população. Os médicos estrangeiros, que fazem parte do Programa Mais Médicos, antes de serem encaminhados aos municípios, passam por uma avaliação do Governo Brasileiro e caso sejam aprovados, tornam-se devidamente aptos para atuar na Atenção Básica. A previsão é que os profissionais atuem em Paulo Afonso durante três anos.