Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Em Primeira Mão; Paulo Afonso adere ao Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra a Mulher
No processo de mobilização dos municípios baianos, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM) recebeu, nesta segunda-feira (12), a visita do prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira(PDT), que assinou o Pacto pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O documento é um acordo federativo firmado entre prefeituras, Governo do Estado e Governo Federal, formalizando compromissos para a execução de políticas destinadas à redução dos índices de violência sexista. Na lista de prioridades das ações estão aplicabilidade da Lei Maria da Penha; ampliação e fortalecimento da Rede de Serviços para Mulheres em Situação de Violência; segurança cidadã e acesso à Justiça para as mulheres; garantia dos direitos sexuais e reprodutivos; enfrentamento à exploração sexual e ao tráfico de mulheres; além da garantia de iniciativas que promovam a autonomia das mulheres.
Cabe aos municípios que aderirem ao Pacto promover o diálogo permanente com a sociedade civil organizada e com as instituições governamentais, impulsionados pela ação dos conselhos municipais dos direitos das mulheres nos seus territórios. O propósito é minimizar o número de ocorrências da violência contra a mulher, no período entre 2014 e 2017. De acordo com o Mapa da Violência 2012, do Ministério da Justiça, a Bahia está na 6ª posição do ranking nacional de homicídios femininos praticados no âmbito doméstico e familiar.
O prefeito de Paulo Afonso foi recebido pela chefe de gabinete da pasta, Adriana Marmori. Trata-se de um importante avanço para a região, uma vez que Paulo Afonso já atua no desenvolvimento de políticas destinadas ao setor, com a existência do Centro de Referência da Mulher (CRM) Eudócia Antunes de Assis, além de Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Conselho dos Direitos da Mulher e forte presença do movimento de mulheres da cidade.
Foto: Kleidir Costa/SPM-BA
Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM)