Governador acompanha atividades do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama em Caraíbas

 Governador acompanha atividades do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama em Caraíbas

Cerca de 700 mulheres são atendidas pelo Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, no município de Caraíbas, Território de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Para acompanhar de perto a ação, o governador Jaques Wagner e o secretário da Saúde do Estado, Washington Couto, visitarão a cidade neste sábado (17) às 9h.

Os procedimentos iniciais são realizados em unidades móveis, que já estão na Praça Exupério Silva, na sede do município, desde o dia 14 de maio e permanecem até segunda-feira (19), atendendo 668 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, que fazem parte do grupo de risco da doença.

As unidades são equipadas com dois mamógrafos, com capacidade para 70 mamografias por dia, cada, e 140 exames diários, no total. Após o primeiro exame, as mulheres que apresentam imagens inconclusivas e necessitam de um diagnóstico mais aprofundado fazem a checagem por ultrassom e biópsia.estrada no municipio de pirai do norte

Governador entrega estrada recuperada no município de Piraí do Norte

Os 20 quilômetros da BA-250 que ligam os municípios de Gandu e Piraí do Norte foram pavimentados e sinalizados pelo governo estadual. O governador Jaques Wagner e o vice-governador, Otto Alencar, inauguraram a obra na manhã de sexta-feira (16). Além de aproximar as pessoas que vivem nas duas cidades, a pavimentação facilitará o escoamento de produtos. O trecho recuperado é bastante sinuoso e está localizado em uma das regiões mais chuvosas da Bahia. Esses fatores interferiram no valor da obra, que custou R$ 17, 2 milhões aos cofres do Estado.

De acordo com o governador Jaques Wagner, o próximo passo será pavimentar os cinco quilômetros entre Piraí do Norte e o distrito de São Benedito. “Somos recordistas na construção de estradas. Isso melhora a saúde, a educação e o desenvolvimento econômico. O cacau produzido aqui não vai mais ficar preso nos atoleiros dessa estrada”, afirma Wagner.wagner terreiros de salvador

Governador autoriza reformas em terreiros de Salvador e Recôncavo Baiano

Em evento realizado quinta-feira (15), no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo (CAB), o governador Jaques Wagner e representantes da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA) e da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu) assinaram ordem de serviço para reforma e revitalização de terreiros e templos de matrizes africanas em Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Cachoeira e Maragogipe.

Na ocasião, também foi autorizado o início do processo de licitação para obras de instalação de equipamentos no terreiro Ilê Axè Opó Afonjá, na capital baiana. O conjunto de intervenções totaliza R$ 4 milhões em investimentos. “São matrizes fundamentais na formação do povo brasileiro e por isso temos o dever de reconhecer a importância dos terreiros para nossas tradições e cultura”, afirmou o governador.

A assinatura do documento garante os recursos para a execução da terceira e quarta etapas, do total de seis, da parceria entre a Acbantu e o Governo do Estado. Aproximadamente 24 terreiros, que compõem a entidade, já foram contemplados pelo projeto e mais 28 estão em reforma. Já a parceria com a AFA projeta contemplar mais dez territórios culturais de matrizes africanas. No total, os convênios contemplam 64 terreiros com obras de recuperação de telhados, instalações elétricas e hidráulicas, ampliação de estrutura física, delimitação de terrenos e contenções.

Também estiveram presentes o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Manuel Ribeiro, o presidente da AFA, Leonel Monteiro, e o presidente da Acbantu, Raimundo Nonato – Taata Konmannanjy.

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Fotos: Carol Garcia/GOVBA – Raul Golinelli/GOVBA

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *