Paulo Afonso não tem Lei de Tarifação.Táxis circulam sem taxímetros na cidade

 Paulo Afonso não tem Lei de Tarifação.Táxis circulam sem taxímetros na cidade

Com a retomada dos voos comerciais da Azul Linhas Aéreas regulares para o Aeroporto de Paulo Afonso, (Salvador/Paulo Afonso) e (Paulo Afonso/Salvador),  a frota de táxis da cidade ganhou mais uma opção para trabalhar, com a disponibilidade de 10 veículos [táxis] por dia, cadastrados na Associação de Taxistas de Paulo Afonso (ASTPA) que são escalados em dias alternados para atender os passageiros que desembarcam no Aeroporto.aeroporto de pa taxi no desembarque

Como a cidade de Paulo Afonso ainda não tem Lei de Tarifação, segundo informações, os táxis circulam sem taxímetros na cidade e por conta disso os taxistas se utilizam de uma “tabela” que determina o valor de R$ 30,00 a ser cobrado para quem procura um táxi para se deslocar do Aeroporto para o centro da cidade e para o Bairro BTN ou Rodoviário a tarifa passa para R$ 40,00. Já os taxistas do centro da cidade cobram um valor menor para levar o passageiro até o Aeroporto, sendo de R$ 20,00, portanto R$ 10,00 a menos. Qualquer que seja a distancia no centro da cidade, a partir do momento que o passageiro solicitar um táxi ele paga a quantia de R$ 12,00, segundo acordo firmado pela categoria. O valor do deslocamento cobrado pelo taxista passa a ser diferenciado, quando for para os bairros ou para a Rodoviária.  aeroporto de pa desembarque

Desde que foram reiniciados os voos comerciais da Azul Linhas Aéreas para o Aeroporto de Paulo Afonso houve um acréscimo considerável no número de visitantes a Paulo Afonso. A Azul Linhas Aéreas começou a operar no município no dia 16 de dezembro de 2013.aeroporto de pa taxi no desembarque2

Paulo Afonso já tem voos regulares todas as segundas, terças, quartas, sextas e domingos. Durante a Copa do Mundo a cidade terá duas aeronaves, uma ATR 72 500 com 68 assentos e o Jato Embraer 195 com 118. As passagens para a nova frequência de voos comercias operados pela Azul Linhas Aéreas, regulares (Salvador/Paulo Afonso) e (Paulo Afonso/Salvador),já estão disponíveis no site da Azul com Tarifa Azul – Promocional. A partir de Salvador (SSA) o voo ainda terá escala de/para  AJU, BPS, GRU, IOS, JPA, REC, VDC, VIX e os hubs de VCP e CNF.

Padronização da frota

No dia 4 de agosto de 2013 os taxistas de Paulo Afonso estiveram reunidos em assembleia da Associação de Taxistas de Paulo Afonso (ASTPA) para apresentar e debater a proposta apresentada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) para a padronização da frota e instalação de normas de conduta e qualificação do serviço. A adesão dos taxistas ao projeto já chega a 90% da frota municipal.

A medida visa a adequar a cidade de Paulo Afonso ao Plano Nacional de Turismo, no qual a padronização de frota é um pré-requisito fundamental para cidades classificadas como indutoras de Turismo, como também oferecer maior segurança aos usuários do serviço, assim como melhor controle do fluxo da frota. A medida também fortalecerá a atividade dos taxistas legalizados e combaterá a clandestinidade.

Em um segundo momento, ainda em 2014, após a finalização completa desta primeira etapa, pretende-se debater e implantar a Lei de Tarifação, para aplicação dos taxímetros na cidade. Com esta primeira etapa, referente à padronização da frota e normas de conduta do motorista, Paulo Afonso passará a atender o que preconiza o Plano Nacional de Turismo, que determina 20 itens básicos para todos os municípios indutores de Turismo. O próximo passo será a apreciação pela Câmara de Vereadores para homologação e sanção da Lei.

Por meio do Decreto Municipal nº 4462/2013, o prefeito Anilton Bastos regulamentou os veículos, que passaram a ter faixas laterais e até o final de 2014. A substituição dos veículos atuais por veículos da cor branca deve ocorrer até 21 de outubro de 2014, respeitando o prazo de um ano.

O projeto foi desenvolvido pela SETUR com o apoio da Federação Nacional de Taxistas e pautado na LEI Nº 12.468, DE 26 DE AGOSTO DE 2011, que regulamenta e normatiza em todo o Brasil desta atividade.

Acompanhe o que as propostas da Lei preveem:

– prazo de dois meses, após publicação da lei, para aplicação das faixas nos veículos atuais;

– capacitação e qualificação dos motoristas para atendimento ao passageiro;

-homologação das praças oficiais;

– prazo de 1 ano para substituição dos veículos para automóveis na cor branca;

– atenção e valorização do taxista que atende aos padrões do serviço;

– os veículos da frota não poderão ter mais que 5 anos de uso;

– implantação do disque taxi;

– atualização das licenças e alvarás, bem como vistoria dos documentos do taxista (habilitação) e do veículo, incluindo seguro obrigatório.

 

2 Comments

  • Quer saber? Cidades acima de 100 mil habitantes tem que instalar taxímetros.
    Esta tal tabela comentada tem estar em local visível no vidro lateral do passageiro ou indicativo de que no veiculo tem a tabela de preços das corridas.

  • para um percurso de apenas 6km precisa ser de 40 reais? isso é um absurdo. e nao tem onibus que fazem este roteiro nao?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *