Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Candidatos ao governo da Bahia viram devotos de São João
Os seis candidatos ao governo da Bahia vão aproveitar o São João, a maior festa popular da região Nordeste, para fazer política em ritmo de forró. Alguns dos postulantes ao Palácio de Ondina, como o do PT e o do PSTU, ainda aguardam a convenção para ter os nomes oficializados na disputa. Um motivo a mais para pegar o caminho da roça e ficar mais próximo do eleitor e de lideranças do interior.
A senadora e candidata da aliança PSB-Rede, Lídice da Mata, começou os festejos juninos prestigiando, desde quinta-feira, o tradicional São João do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador. Neste domingo, Lídice, que só conta com o apoio do PSL, segue para Amargosa, palco de uma das festas mais animadas do interior da Bahia. Lá, a socialista, que terá ao seu lado a vice na sua chapa, a ex-ministra do STJ Eliana Calmon (PSB), será recepcionada pela correligionária prefeita Karina Silva e por lideranças da localidade.
Amanhã, Lídice e Eliana seguem para Alagoinhas, onde assistem ao jogo Brasil x Camarões e à noite participam do São João da cidade. Na quarta-feira, Eliana segue para Bom Jesus da Lapa, onde fará palestra sobre combate à corrupção e segurança, e Lídice vai para Cachoeira, sua cidade natal, para os festejos cívicos e a transferência simbólica da capital baiana para o município.
A transferência da capital para a cidade histórica do Recôncavo foi uma luta da senadora, em reconhecimento à participação dos cachoeiranos nas lutas de libertação da Bahia e do Brasil do domínio de Portugal.
Ampliar aliança – O democrata Paulo Souto, candidato da oposição ao governo, e o seu vice Joaci Góes (PSDB) estarão, hoje cedo, no município de Uauá, no norte da Bahia, participando da tradicional Festa do Vaqueiro.
O candidato, que já conta com o apoio de 19 legendas, vai aproveitar a festa que atrai eleitores de vários municípios para arregimentar novas adesões ao seu projeto.
No feriado de Corpus Christi, na última quinta-feira, Paulo Souto foi a Rio de Contas, na Chapada Diamantina, participar dos festejos religiosos. Lá, ele comentou sobre a decisão da última legenda, o PSC, em declarar apoio à sua candidatura. “É mais um importante partido que se sensibiliza com o sentimento de mudança da população e se engaja em nosso projeto oposicionista”, disse Souto.
Nesta segunda e na terça, o ex-governador fica em Salvador com familiares. A parada vai servir para Souto descansar da maratona de pré-campanha e trabalhar o seu programa de governo .
Maratona junina – Enquanto aguarda a confirmação de apoio do PR e PTB, partidos que estão na base do governo mas podem seguir com a candidatura da oposição, o pré-candidato Rui Costa (PT) não pretende descansar até oficializar sua candidatura, na sexta-feira. A megaconvenção vai acontecer no Parque de Exposições da Bahia, em Salvador, com a presença das duas principais lideranças nacionais do PT: a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Por isso, o deputado federal está se valendo dos feriados de Corpus Christi e junino para consolidar aliados. Ao todo, vai percorrer nove municípios, nestes dias, mantendo contato com lideranças e colhendo sugestões para o seu programa de governo.
Entre um compromisso político e outro, o petista aproveita para conferir a festa junina nas cidades visitadas. “Afinal, o São João faz parte da nossa cultura e precisa ser valorizado, fortalecido e prestigiado”, diz ele. Na quinta-feira, Rui esteve em Jequié, e na sexta foi para Ipiaú e Jaguaquara, onde encontrou o pré-candidato a vice João Leão (PP) para reuniões com lideranças locais.
Rui esteve, ontem, em Itagibá e Itaberaba, na companhia do pré-candidato a senador, o vice-governador Otto Alencar (PSD), para conversa com lideranças políticas da Chapada Diamantina. Os dois seguem hoje para Porto Seguro, no sul baiano, para inaugurar o Laboratório Central, obra executada pelo governo do estado.
Amanhã, véspera de São João, o pré-candidato estará em Salvador e, na terça, encerra seu roteiro junino em Camaçari e São Francisco do Conde, na região metropolitana.
Patrícia França