Codevasf implantará projeto irrigado modelo para assentamentos da reforma agrária em Pernambuco

 Codevasf implantará projeto irrigado modelo para assentamentos da reforma agrária em Pernambuco

Agricultores rurais assentados do sertão pernambucano irão ganhar um plano de trabalho para a implantação de projetos de irrigação em assentamentos localizados em municípios como Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia e Lagoa Grande.

codevasfO documento será elaborado por técnicos da 3ª Superintendente Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) sediada em Petrolina.

Além do plano de trabalho, ficará também a cargo da Codevasf a nova concepção de irrigação do Assentamento Catalunha, em Santa Maria da Boa Vista. A área com 604 famílias assentadas é uma das maiores do sertão do estado.

Esses foram alguns dos temas tratados durante mais um encontro entre o superintendente da Codevasf e as lideranças de assentamentos da região, ocorrido na segunda-feira, dia 9 de junho. O Assentamento Catalunha já recebeu as primeiras visitas dos técnicos da Companhia, como ficou acertado na reunião do mês passado.

“Já fomos à área e iniciamos os estudos no assentamento, conforme acordado no mês passado. A ideia é fazer do projeto irrigado do Catalunha modelo para outros assentamentos que iremos atender na região, num entendimento com o Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)”, destacou o superintendente da Codevasf em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar.

O gerente regional de Infraestrutura da 3ª SR, Ricardo Lisboa, disse que foi definido com os assentados do Catalunha um encontro dos técnicos da Codevasf com as famílias assentadas. A data agendada para a reunião foi dia 21 de junho. A equipe da empresa vai ao local apresentar o melhor modelo de irrigação e de gestão do projeto irrigado para o assentamento.

“Já vimos que lá existem três tomadas de água e no novo modelo vamos modificar para que haja apenas uma tomada, até porque uma delas já tem outorga e todas as exigências ambientais cumpridas, que são critérios para a implantação de áreas de irrigação, o que irá tornar o processo menos burocrático. Mas tudo será debatido com os assentados nessa nossa visita ao Catalunha já com os projetos para colocar em discussão”, ressaltou Ricardo.

O superintendente da 3ª SR afirmou que pedirá a intervenção de parlamentares da região para verificar o impasse das obras de abastecimento d’água nas áreas de assentamentos do estado por meio de convênio entre o Incra e a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA).

Uma nova reunião na Codevasf com os assentados do sertão de Pernambuco ficou marcada para o dia 14 de julho.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *