Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Codevasf implantará projeto irrigado modelo para assentamentos da reforma agrária em Pernambuco
Agricultores rurais assentados do sertão pernambucano irão ganhar um plano de trabalho para a implantação de projetos de irrigação em assentamentos localizados em municípios como Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Petrolândia e Lagoa Grande.
O documento será elaborado por técnicos da 3ª Superintendente Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) sediada em Petrolina.
Além do plano de trabalho, ficará também a cargo da Codevasf a nova concepção de irrigação do Assentamento Catalunha, em Santa Maria da Boa Vista. A área com 604 famílias assentadas é uma das maiores do sertão do estado.
Esses foram alguns dos temas tratados durante mais um encontro entre o superintendente da Codevasf e as lideranças de assentamentos da região, ocorrido na segunda-feira, dia 9 de junho. O Assentamento Catalunha já recebeu as primeiras visitas dos técnicos da Companhia, como ficou acertado na reunião do mês passado.
“Já fomos à área e iniciamos os estudos no assentamento, conforme acordado no mês passado. A ideia é fazer do projeto irrigado do Catalunha modelo para outros assentamentos que iremos atender na região, num entendimento com o Instituo Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)”, destacou o superintendente da Codevasf em Pernambuco, João Bosco Lacerda de Alencar.
O gerente regional de Infraestrutura da 3ª SR, Ricardo Lisboa, disse que foi definido com os assentados do Catalunha um encontro dos técnicos da Codevasf com as famílias assentadas. A data agendada para a reunião foi dia 21 de junho. A equipe da empresa vai ao local apresentar o melhor modelo de irrigação e de gestão do projeto irrigado para o assentamento.
“Já vimos que lá existem três tomadas de água e no novo modelo vamos modificar para que haja apenas uma tomada, até porque uma delas já tem outorga e todas as exigências ambientais cumpridas, que são critérios para a implantação de áreas de irrigação, o que irá tornar o processo menos burocrático. Mas tudo será debatido com os assentados nessa nossa visita ao Catalunha já com os projetos para colocar em discussão”, ressaltou Ricardo.
O superintendente da 3ª SR afirmou que pedirá a intervenção de parlamentares da região para verificar o impasse das obras de abastecimento d’água nas áreas de assentamentos do estado por meio de convênio entre o Incra e a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco (SARA).
Uma nova reunião na Codevasf com os assentados do sertão de Pernambuco ficou marcada para o dia 14 de julho.