Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Empresários marcam reunião para debater sobre “Reforma do código Tributário Municipal”. E o prefeito diz que está aberto ao dialogo para discutir sobre percentuais
O empresário Francisco Rodrigues Neto, presidente licenciado da CDL, durante entrevista na sexta-feira (30) a um programa de rádio local, voltou a lamentar o aumento da taxa de iluminação publica e a TLF fixadas pela prefeitura de Paulo Afonso, na “Reforma do código Tributário Municipal”, ou a chamada mini reforma.
Para discutir as consequencias advindas da aprovação do aumento, Francisco Neto convocou os empresários da cidade para participar nesta segunda-feira (2), ás 19h30, de uma reunião no Hotel Belvedere, para esclarecer que o projeto polêmico vai impactar na economia do Município, na economia dos estabelecimentos comerciais, e consequentemente na margem de lucro das empresas e no consumidor final, uma vez que parte dessa cobrança será distribuída ao consumidor , afirmou o presidente licenciado da CDL.
Prefeito reúne-se com representantes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia
Segundo matéria publicada pela ASCOM na página da prefeitura, no dia 20 de maio os representantes da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado da Bahia (FCDL); presidente Antoine Taiwan, o diretor Ribamar Kleber Silva e o gerente de relacionamento Augusto Cesar Goes, além da presidenta da Associação Comercial de Paulo Afonso (Ascopa), Adeilda Xavier, membros da CDL, do Sindicato Patronal e comerciantes, estiveram reunidos com o prefeito Anilton Bastos Pereira.
Segundo ainda a matéria, a pauta da reunião foi a discussão sobre a reforma do Código Tributário, que prevê um acréscimo na taxa de iluminação pública. Segundo o presidente Antoine, a medida irá onerar os custos dos lojistas, que já pagam altas taxas tributárias. “Solicitamos um apoio da gestão municipal com relação a este projeto. Entendemos que a Prefeitura e o setor produtivo hoje se completam. Sei que o município precisa deste tributo, mas solicitamos que seja encontrado outro caminho para aumentar a arrecadação municipal”, disse Antoine. E diante da colocação do presidente, Anilton especificou que a Prefeitura de Paulo Afonso tem sido parceira dos comerciantes, dando todo o apoio necessário ao comércio local, mas que há 11 anos o Código Tributário não passava por um reajuste. “Nosso compromisso com o comércio local é nítido, uma vez que as empresas contratadas para as obras são da cidade, damos total apoio nas campanhas de vendas, fazemos o dinheiro circular no município, mas se faz necessário entender que algumas medidas precisam ser tomadas. Temos um Código Tributário que não passa por nenhum reajuste há 11 anos e esta medida precisa ser tomada para que os serviços municipais continuem a ser ofertados para a população em sua forma plena”, falou o prefeito, ressaltando que houve uma queda brusca nos royaltes e na arrecadação. Anilton relembrou que os estudos para a reformulação dos tributos foram feitos através de uma consultoria, com todo o respaldo, observando a melhor forma para ser aplicada para a população. “Não podemos esquecer que com esta lei, isentamos milhares de famílias que consomem até 100 KW da taxa de iluminação e isso também precisa ser observado. Tudo foi feito através de um estudo, observando todos os pontos”, falou.
Encerrando a reunião, Anilton deixou aberto o diálogo para a discussão, marcando um novo encontro com os comerciantes para que seja feita uma discussão em cima dos percentuais. “Sabemos que quando se trata de tributos, ninguém pagará satisfeito, sempre será assim. Mas ressalto que esta negociação não está fechada, precisamos conversar, reunir as pessoas, mas enfatizo que algumas medidas serão tomadas e que a princípio até poderão ser consideradas antipáticas, mas que irão refletir consideravelmente no desenvolvimento da nossa cidade”, disse.
A baixo cópia do convite enviado aos empresários de Paulo Afonso pela CDL e o Sindicato Patronal:
CDL, ASCOPA E SINDICATO PATRONAL CONVIDA SETOR EMPRESARIAL PARA REUNIÃO NO HOTEL BELVEDERE
A CDL, ASCOPA e Sindicato Patronal estão convidando todo o setor empresarial de Paulo Afonso, comércio, serviços bares, restaurantes, hotéis, pousadas, associados ou não, para se fazerem presentes em reunião que será promovida pelas três entidades, dia 02 de junho ( próxima segunda-feira), ás 19:30h, no salão nobre do Hotel Belvedere.
O tema desta reunião será: “Reforma do código Tributário Municipal”
Pedimos a todos que levem consigo o valor pago referente a última TFF ( taxa de fiscalização de funcionamento) e da atual, bem como a média de consumo de energia de sua empresa no ano de 2013.
Esta causa pertence a todos, compareçam! Sem união não chegaremos a lugar nenhum.