Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Univasf instala ponto de coleta seletiva para descarte de pilhas e baterias
Uma nova ação do Programa Escola Verde (PEV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vai possibilitar que resíduos eletrônicos como pilhas e baterias sejam descartados com segurança para os usuários e sem oferecer risco de contaminação para o meio ambiente. É que no último sábado (14), uma equipe do PEV instalou no campus da universidade, em Juazeiro (BA), os primeiros coletores destinados ao descarte desses produtos. De acordo com o coordenador do PEV, professor Paulo Ramos, nesta semana, os campi de Petrolina – Sede e Ciências Agrárias – também vão receber equipamentos com a mesma finalidade. Ele destaca que os demais campi da instituição, localizados na Bahia e no Piauí também serão contemplados. “O próximo passo é estender a coleta seletiva de pilhas e baterias para os campi de Senhor do Bonfim e São Raimundo Nonato”, antecipa o professor. Segundo Paulo Ramos, todo o material recolhido será encaminhado a uma empresa parceira do PEV que ficará responsável pela gestão dos respectivos resíduos.
A iniciativa tem o propósito de contribuir com a população para que o lixo eletrônico tenha destinação adequada, evitando que seja acumulado no ambiente doméstico ou dispensado em coletores de lixo comum. O trabalho de coleta seletiva, difundido pelo PEV contará, ainda, com uma campanha de sensibilização, dirigida aos estudantes e servidores da Univasf, programada para o próximo mês de julho.
Cerca de 50 pessoas participaram do ato simbólico de instalação dos primeiros coletores. Na ocasião, integrantes do PEV e do Núcleo Temático de Educação Ambiental da Univasf participaram da atividade com o descarte de pilhas e baterias usadas. O ponto de coleta está localizado no bloco de salas de aula do campus de Juazeiro. Além de atender a comunidade acadêmica, os coletores poderão ser utilizados pela comunidade externa.
Klene Barreto de Aquino
1 Comment
Tenho uma lembrança que o deputado Luiz de Deus tem alguma matéria sobre este assunto.