Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Depois das lombadas eletrônicas vem ai a Zona Azul
O Município de Paulo Afonso no dia 28 de julho completa o 56º aniversário de Emancipação Política e um dos grandes desafios para o seu gestor, está relacionado ao trânsito. O tamanho da cidade é o mesmo, porém, a população aumentou e a frota de veículos também.
Em 2006, segundo o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), o município tinha aproximadamente 22 mil veículos, só automóveis eram 11.060.
Segundo senso do IBGE de 2010, Paulo Afonso, entre os 417 municípios da Bahia, era a 8ª maior frota do Estado. E segundo dados oficiais do DETRAN/BA, até setembro de 2011, o município de Paulo Afonso possuía 38.794 veículos. Atualmente, segundo informações o número de veículos já passa 40 mil.
Lombadas eletrônicas na cidade
Educação no trânsito é uma meta do governo municipal que busca melhorar a mobilidade urbana e acessibilidade através da instalação de lombadas eletrônicas e de outras medidas como o Projeto Calçada Livre, ciclovias e futuramente a Zona Azul em áreas centrais. Lombadas eletrônicas são dispositivos usados no trânsito com o propósito de controlar a velocidade do tráfego. As velocidades máximas permitidas são 50 quilômetros por hora.
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos, instalou três lombadas eletrônicas na Avenida Apolônio Sales, objetivando garantir a segurança de pedestres e condutores de veículos nos trechos mais movimentados da Avenida, considerada uma das principais da cidade.Desde o dia 1º de julho, as lombadas começaram a funcionar a princípio de forma educativa conscientizando os condutores de veículos automotores a observarem os limites de velocidade e respeitarem as faixas de pedestres. A fiscalização visa também a coibir os abusos no trânsito que provocam acidentes e mortes, como os chamados rachas ou pegas, e pressa perigosa de alguns condutores. “Esta ação tem como foco, especialmente, deixar o trânsito seguro para todos”, destacou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Francisco Daniel.
O objetivo não é arrecadar dinheiro com aplicação de multas
Para o secretário Municipal de Serviços Públicos, Paulo Mergulhão, as lombadas eletrônicas são dispositivos legais usados no trânsito de vários municípios, com o propósito de controlar a velocidade dos veículos. Segundo o secretário o objetivo principal da ação não é arrecadar dinheiro com aplicação de multas, mas disciplinar o trânsito e evitar perda de vidas e danos materiais.
“Com a instalação dessas primeiras três lombadas, nós esperamos que haja mais respeito à sinalização de trânsito, especialmente na Avenida Apolônio Sales, onde infelizmente alguns motoristas não respeitam os limites de velocidade; vale frisar que nossa intenção não é apenas arrecadar dinheiro através de multas, mas conscientizar os condutores e pedestres para que haja paz no trânsito”, destaca Paulo Mergulhão.
Estacionamento rotativo (zona azul)
Em janeiro de 2008 o Executivo Municipal, enviou à Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 62 de Criação do Sistema Municipal de Trânsito (SIMUT). Na primeira discussão do projeto entre os vereadores, pelo menos um ponto gerou muita polêmica, o que tratava do estacionamento através de “zona azul”.
Na ocasião da apresentação do projeto alguns vereadores de oposição propuseram a retirada dos artigos que tratavam sobre o estacionamento rotativo (zona azul).
Na página da Câmara Municipal de Paulo Afonso, no link [Leis aprovadas e Leis em tramitação] não consta nenhuma informação se o Projeto de Lei nº 62 de Criação do Sistema Municipal de Trânsito (SIMUT), foi aprovado ou não.