Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
E a Copa ajuda Dilma…
Tudo indica que a alegria do torcedor brasileiro com a Copa acabou por ajudar a campanha da reeleição da presidente Dilma Rousseff. Segundo pesquisa Datafolha, Dilma cresceu quatro pontos porcentuais em um mês – subiu de 34% para 38% das intenções de votos, mesmo com problemas na economia, como menores taxas de emprego registradas em maio e queda no chamado Índice Nacional de Expectativa do Consumidor, que avalia a expectativa do brasileiro em relação ao desempenho da economia.
O mês de junho vinha sendo considerado crucial no QG da campanha petista. Nas reuniões internas, o Mundial era comparado a um importante túnel para a campanha da reeleição – de onde a candidatura de Dilma poderia sair “como uma linda borboleta; ou esmagada por um terrível trem liquidando as chances de vitória em outubro”, como disse um dos coordenadores da campanha.
O que aconteceu foi a recuperação da presidente em quatro pontos porcentuais, e crescimento, também, de seus opositores. Aécio oscilou um ponto para cima e chegou a 20% das intenções de voto. Eduardo Campos recuperou dois pontos e está com 9% das intenções de votos.
É importante observar também que, na pesquisa Datafolha, houve a redução do percentual daqueles que querem votar em branco ou anular o voto – caiu de 17% para 13%. Este é um dado que os coordenadores de todas as campanhas vinham avaliando com atenção porque pode revelar o desencanto do eleitor brasileiro com a política e os políticos. A redução desse percentual mostra que não só foi estancado esse processo como o percentual está se aproximando da média verificada em eleições passadas – somando 24% entre os que querem votar em branco ou nulo (13%) e os que não sabem ou não responderam (11%).
Por Cristiana Lôbo