Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Embasa inaugura obras de esgotamento sanitário em Paulo Afonso
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) inaugura neste sábado (19) a ampliação do sistema de esgotamento sanitário (SES) de Paulo Afonso. O governador Jaques Wagner e o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, participam da cerimônia oficial de entrega das obras, a partir das 10h, na estação de tratamento de esgoto do bairro BTN (Km 01 da BR 110).
A obra de ampliação do SES de Paulo Afonso contou com a implantação de mais de 134 quilômetros de rede coletora, uma estação elevatória e uma nova estação de tratamento de esgoto, além de execução de cerca de 9.500 ligações intradomiciliares aos novos trechos do sistema. A estação de tratamento do bairro Vila Nobre teve sua capacidade triplicada com a construção de três novos digestores de matéria orgânica (Dafas), dois leitos de secagem e um novo emissário. Os esgotos domésticos dos imóveis ligados à rede, depois de tratados, serão transportados ao Rio São Francisco, sem causar danos ao meio ambiente.
Cobertura de esgotamento no município
Com a conclusão dos trabalhos, a cobertura de esgotamento no município cercado pelo Rio São Francisco passa de 4,5% para 33%. O avanço é resultado de investimentos da ordem de R$ 94,8 milhões, com recursos próprios e do Governo Federal. Cerca de 35 mil habitantes serão beneficiados, dentre eles moradores de bairros localizados no entorno dos lagos Centenário, Bonfim e Jacaré, áreas que cresceram de maneira espontânea e sem planejamento urbano adequado.
Também foram executadas ligações à rede de esgotamento em bairros cujos imóveis estavam conectados indevidamente à rede de drenagem pluvial da prefeitura, como Santa Inês, Fazenda Chesf e Tancredo Neves I, II e III. O objetivo é evitar que os efluentes domésticos originados nestes locais deságüem, sem o tratamento adequado, nas águas do São Francisco.