Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Governador Wagner entrega obras de saneamento e infraestrutura em Paulo Afonso
Durante visita do governador Wagner a Paulo Afonso no sábado dia 19, foi entregue a ampliação do sistema de esgotamento sanitário (SES) e autorização de obras de pavimentação urbana no município.
“Estamos entregando obras importantes como o saneamento que elevou a população atendida e vamos elaborar o projeto para superar os 80%”.
De acordo com o governador, a Embasa está licitando uma obra no valor de R$ 74 milhões, para a ampliação do abastecimento de água do município.
Saneamento
A ampliação do SES de Paulo Afonso, que aumentou a cobertura de esgotamento no município de 4,5% para 33%, contou com um investimento de R$ 94,8 milhões, com recursos próprios e do Governo Federal. A obra permitiu a implantação de mais de 134 quilômetros de rede coletora, uma estação elevatória e uma nova estação de tratamento de esgoto, além de execução de cerca de 9.500 ligações intradomiciliares aos novos trechos do sistema.
A estação de tratamento do bairro Vila Nobre teve sua capacidade triplicada com a construção de três novos digestores de matéria orgânica (Dafas), dois leitos de secagem e um novo emissário. Os esgotos domésticos dos imóveis ligados à rede, depois de tratados, serão transportados ao Rio São Francisco, sem causar danos ao meio ambiente.
Cerca de 35 mil habitantes serão beneficiados, dentre eles moradores de bairros localizados no entorno dos lagos Centenário, Bonfim e Jacaré, áreas que cresceram de maneira espontânea e sem planejamento urbano adequado. “Essa obra tem um grande impacto na saúde das pessoas, na qualidade de vida e no meio ambiente o que é fundamental para a população de Paulo Afonso”, disse o presidente da Embasa, Abelardo Oliveira Filho.
Também foram executadas ligações à rede de esgotamento em bairros cujos imóveis estavam conectados indevidamente à rede de drenagem pluvial da prefeitura, como Santa Inês, Fazenda Chesf e Tancredo Neves I, II e III. O objetivo é evitar que os efluentes domésticos originados nestes locais deságüem, sem o tratamento adequado, nas águas do São Francisco. Ainda em Paulo Afonso, o governador autorizou oficialmente pavimentação em paralelepípedos de vias da cidade.
Foto: Carol Garcia/GOVBA