Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Turismo – Paulo Afonso perde muito com a falta de utilização do teleférico e a visitação ao Modelo Reduzido
Apesar da rede hoteleira comemorar a ocupação no São João, devido o sucesso da programação do São João de Paulo Afonso 2014 com a taxa de ocupação nos hotéis, pousadas e casas de aluguel ter chegado a 94% e o Núcleo de Atendimento ao Turista (NAT) registrar um aumento de 49,77% no atendimento ao visitante com relação ao ano passado, o turismo em Paulo Afonso ainda perde muito com a falta de utilização do teleférico sobre o Rio São Francisco e a visitação ao Modelo Reduzido, que não estão liberados pela Chesf.
No dia 23 de abril de 2014, o Administrador Regional da Chesf, Augusto Cesar; o gerente de Operações, Engenheiro Flávio Mota e o assessor da Gerência Regional de Paulo Afonso (GRP), Francisco Araújo, estiveram reunidos na APA, dando início a uma série de atividades que com o objetivo de revitalizar pontos turísticos da cidade e assim buscar colocar o turismo definitivamente no eixo de desenvolvimento econômico de Paulo Afonso. E dois locais, devem ter prioridade que é a recuperação do Modelo Reduzido e a conclusão de parte da recuperação da estrutura geológica e civil do bondinho, para que sejam devolvidos para visitação e utilização.
Ao que parece, o objetivo da reunião foi para fortalecer e tornar o turismo uma das principais atividades econômicas, gerando emprego e renda compatíveis com todo o potencial do município. O teleférico sobre o Rio São Francisco (Bondinho) e o Modelo Reduzido, que é a maquete de todo o Complexo Hidrelétrico até o início da década de 90 fazia parte do roteiro de visitação.
Depois da reunião de abril até o mês de junho, já foram realizados na cidade de Paulo Afonso; o encontro de motociclistas (Moto Paulo Afonso) no inicio do mês de maio, no mês de junho foram realizados os festejos juninos, agora em julho no dia 28, será realizada mais uma edição da Vaquejada de Paulo Afonso e o município já se prepara para o maior carnaval fora de época da região que a Copa de Vela, realizada no inicio do mês de setembro.
Segundo o Núcleo de Atendimento ao Turista (NAT), todos esses eventos citados atraem muitos turistas para a cidade e o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso, onde está o Bondinho, é o mais solicitado para visitação pelos turistas. Até o momento nenhum anúncio da liberação para utilização do Bondinho e nem visitação ao Modelo Reduzido, pelo menos para a imprensa, foi comunicado pela APA e nem pela Secretaria Municipal de Turismo. Também nenhum comunicado foi passado para a imprensa de como estão o andamento dos serviços de recuperação dos dois atrativos e a previsão de conclusão dos serviços.