Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Paulo Rangel concedeu o Título de Cidadão Baiano a Ariano Suassuna
No dia 10 de maio de 2007, em Sessão Plenária Especial, Paulo Rangel concedeu o Título de Cidadão Baiano a Ariano Suassuna. “A entrega desse Título representa para mim a realização de um sonho, pela oportunidade de homenagear um grande brasileiro, cuja obra enriquece e dissemina tão bem a cultura do povo nordestino”, ressaltou o deputado na época.
De acordo com Rangel, o incentivo à cultura, uma das prioridades de sua gestão, não se dá apenas através da criação de projetos culturais, mas também na valorização e reconhecimento de obras já concretizadas. “A imortalização da obra de Suassuna, consolidada na popularização da cultura nordestina, é motivo de orgulho para o nosso povo. Ter as nossas raízes tão bem retratadas por ele, mais que justifica a entrega do Título”, finalizou.
Nascido em João Pessoa, em 16 de junho de 1927, Ariano Suassuna foi um dos mais importantes dramaturgos brasileiros. Foi membro fundador do Conselho Federal de Cultura, Diretor do Departamento de Extensão Cultural da Universidade Federal de Pernambuco, Secretário de Educação e Cultura do Recife, professor da UFPE por 32 anos, eleito por aclamação para a Academia Brasileira de Letras em 1989 e para a Academia Pernambucana de Letras em 1993.
Idealizador do Movimento Armorial, que tem como objetivo criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular, Suassuna foi um defensor incansável das raízes brasileiras e especialmente nordestinas. Dentre suas obras se destacam o célebre Auto da Compadecida, Uma mulher Vestida de Sol, O Santo e A Porca e O Castigo da Soberba.
Deputado Estadual pelo terceiro mandato
Líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia por três períodos consecutivos, Paulo Rangel teve importante papel na aprovação de projetos do Governador Wagner. Em 2011 e 2012, atuou como presidente da Comissão de Constituição e Justiça – CCJ. Hoje, Paulo Rangel é vice-líder da Bancada da Maioria e membro das Comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Especial de Desenvolvimento Urbano.
A Agricultura Familiar, o Setor Elétrico, os Serviços Públicos, a Defesa dos Direitos da Mulher, Negros e Índios e o incentivo às atividades artístico culturais, turísticas e educacionais, foram definidas como prioritárias em seus mandatos.
Acidente vascular cerebral (AVC)
O dramaturgo e poeta paraibano Ariano Suassuna tinha 87 anos e faleceu por volta das 17h15 de quarta – feira, 23, no Hospital Português. Ele estava internado desde a noite de segunda (21) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde foi submetido a uma cirurgia na mesma noite após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Segundo boletim médico, “o paciente teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana”.
O sepultamento aconteceu na quinta (24), no Cemitério Morada da Paz, na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.