Copa Vela 2014-Secretário Jânio Soares fala sobre o maior carnaval fora de época da região

 Copa Vela 2014-Secretário Jânio Soares fala sobre o maior carnaval fora de época da região

Janio diz que a Prefeitura procura trazer os artistas que são sucesso de público, procurando encaixar as atrações com o gosto musical da galera. Foto Arquivo

Entrevista – Faltando menos de 30 dias para a realização da Copa Vela 2014, a cidade de Paulo Afonso já vive a emoção do maior carnaval fora de época da região, que reúne artistas consagrados nacionalmente e locais, com muita alegria e animação. Seguindo o mesmo estilo indoor de 2013, a Copa Vela este ano trás para os palcos Edson Gomes, Carlinhos Brow, Luan Santana e atrações locais. Preparar um evento deste porte, com um time de artistas como este, requer muita dedicação e investimento, como explica nesta entrevista o secretário de Cultura e Esporte, Jânio Soares que conversou com o repórter AC Zuca.

Janio diz que a Prefeitura procura trazer os artistas que são sucesso de público, procurando encaixar as atrações com o gosto musical da galera. Foto Arquivo
Janio diz que a Prefeitura procura trazer os artistas que são sucesso de público, procurando encaixar as atrações com o gosto musical da galera. Foto Arquivo

AC Zuca – Quais são as expectativas para o evento deste ano?

Jânio Soares – A Copa Vela é o maior evento da região.  São 24 anos de uma festa que se consagrou como um dos grandes marcos no calendário da nossa cidade. A cada ano as expectativas são as melhores possíveis porque a Prefeitura procura trazer os artistas que são sucesso de público, procurando encaixar as atrações com o gosto musical da galera, e com certeza esta satisfação do público gera uma expectativa muito legal, como tem acontecido em todos os anos. Cada evento vai superando o ano anterior, e não tenho dúvidas que esta será mais uma grande Copa Vela, a começar pela grade de atrações e pela estrutura que a equipe está bolando.

AC Zuca – A mistura de ritmos já se tornou um referencial do evento?

Jânio – Com certeza. A mistura de ritmos é uma tendência em todas as festas e nós acompanhamos esse estilo. Já realizamos todos os tipos de mistura nestes 24 anos de Copa Velas, como axé, rock, pagode, reggae e é uma mistura que traz muitos resultados legais porque você agrada a todos os públicos. Este ano mais uma vez faremos este caldeirão musical, com o axé de Carlinhos Brow, o sertanejo universitário de Luan Santana, o reggae do Edson Gomes, além do som das bandas locais.

AC Zuca – Esta Copa Vela traz um time de peso, como Carlinhos Brow e Luan Santana. Como é preparar uma festa deste porte?copa vela 2014 a

Jânio – Quando a Copa Vela iniciou, a parte festiva era um anexo do evento náutico e hoje é um carnaval fora de época que requer uma grande infraestrutura porque hoje tem essa grandiosidade que não tinha antes. Hoje nós temos dois palcos para apresentações dos artistas nacionalmente conhecidos e consagrados pelo público e das bandas locais, então isso requer uma grande infraestrutura, com palcos mais elaborados, iluminação e um aparato de coisas que são pertinentes a este tipo de evento, até para que o público possa curtir a festa com comodidade e segurança. Também teremos um trio elétrico que não vai circular na Avenida, mais vai ficar no circuito da festa e assim não terá aquele buraco no intervalo das bandas. Então as bandas locais iram se apresentar no trio.

AC Zuca – Muito se questiona sobre o custo dessas atrações, que os cachês são muito altos.  Qual o custo dessas atrações para Prefeitura de Paulo Afonso?

Jânio – Este lance de preço de artista é um assunto muito interessante, inclusive um repórter de um site da nossa cidade me procurou para falar sobre isto. As pessoas precisam entender que o cachê do artista não é apenas o seu valor líquido; cada artista envolve um custo, uma estrutura para recebê-lo, que é somado a este cachê. Além disso, muitos dos cachês dependem da data que você pretende fazer o evento. De um dia de semana para um fim-de-semana muda o valor. Em datas comemorativas, a exemplo dos dias 23 e 24, onde se comemora o São João, no dia 31, que é o Réveillon, enfim, nessas datas o valor sobe. Além disso, se o artista é contratado apenas para uma apresentação na região você tem que incluir passagens aéreas, hospedagem, diárias alimentações, excesso de bagagem, um caminhão baú para transporte do cenário e mais o imposto da nota fiscal da empresa contratada, que é em torno de 20% do custo total. Este somatório todo duplica o cachê liquido do artista; por exemplo, se um artista cobra R$ 50 mil para fazer o show, o custo total pode chegar a R$ 100 mil ou até um pouco mais, a depender do local onde ele se encontra e da estrutura exigida por ele para fazer o show.

AC Zuca – Como será a infraestrutura desta Copa Vela?

Jânio – Nós manteremos o formato indoor, que foi implantado e agradou bastante porque aproxima o artista do público. Teremos os camarotes particulares, que estão cada vez mais se profissionalizando e melhorando suas estruturas, além do Bloco Chavaska, que trará grandes atrações para o Lindinalva Cabral. Na Prainha o evento náutico também será realizado com competidores de todo o Nordeste e com uma programação de bandas no domingo para animar o público presente. Faremos mais uma vez uma grande festa para toda a população, gerando não só alegria, mas renda para o município, aquecendo a economia local.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *