Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Seminário Integrado de Formação de Educadores começou na Univasf
Discutir a formação de professores a partir da temática “Juventude e Currículo no Ensino Médio”. Essa é a proposta do Seminário Integrado de Formação de Educadores que teve início, nesta segunda (4), no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento é uma ação do Programa Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM-BA), desenvolvido em 213 municípios baianos pela Univasf, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Secretaria de Educação do Estado da Bahia, Instituto Anísio Teixeira (IAT) e Ministério da Educação (MEC).
O seminário começou às 19h, com as apresentações da banda do Colégio da Polícia Militar de Juazeiro e do coral do Colégio Modelo. Logo depois, o professor do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) Dante Moura fará a conferência de abertura sobre o tema “Juventude e Educação Humana e Integral”. Segundo o coordenador geral do PNEM-BA, Ednaldo Tôrres, são esperados cerca de 500 participantes, incluindo professores, pesquisadores e estudantes de Instituições de Ensino Superior, profissionais da Educação Básica e das Diretorias Regionais de Educação (Direc), membros de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e de Secretarias Municipais de Educação.
Tôrres destaca que o PNEM-BA atua como uma rede multiplicadora de conhecimentos, tendo como principal objetivo a formação de professores do ensino médio da rede pública da Bahia. O coordenador ainda ressalta que o tema do seminário foi escolhido a partir das dificuldades que as escolas têm de entender as mudanças que vêm ocorrendo na sociedade. “Os currículos trabalhados nas escolas utilizam conteúdos fixos há décadas, enquanto há mudanças constantes que não estão sendo acompanhadas. Essas transformações possibilitam outras formas de trabalhar os currículos escolares e o seu público, a juventude”, enfatiza.
O seminário segue até a próxima quinta-feira (7) na Univasf. A programação (disponível no link abaixo) inclui palestras, mesas redondas, grupos de trabalhos e apresentações culturais.
Juliana Magalhães