Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Reitor da Univasf participou de visitas e reuniões antes da inauguração do Campus Paulo Afonso
O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima, visitou, na manhã de segunda-feira (15), as instalações do novo campus da instituição, localizado em Paulo Afonso-BA. O campus foi inaugurado à noite, às 19h, com a realização da Aula Inaugural do curso de Medicina. Acompanhado pelo diretor de Desenvolvimento de Ensino da Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC), Vinícius Ximenis, Julianeli Tolentino também visitou o Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), que será incorporado à Univasf, e se reuniu com o presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), Antônio Varejão Godoy, e com o prefeito de Paulo Afonso, Anilton Bastos.
Julianeli Tolentino ressaltou a importância da parceria com a Chesf, a prefeitura e o Governo do Estado da Bahia para a implantação do Campus Paulo Afonso e destacou que a Univasf vem somar ao conhecimento produzido nas outras instituições de ensino de Paulo Afonso para transformar a região. “O novo campus e o curso de Medicina se iniciam de forma planejada e da melhor maneira possível. Houve um investimento maciço de recursos e dedicação total da equipe administrativa e dos professores, para que hoje possamos dar início ao semestre letivo”, afirmou.
Para o reitor, a incorporação do HNAS à Univasf é importante tanto para o desenvolvimento do curso de Medicina quanto para a melhoria dos serviços à população. “Com a oferta de novos serviços, a exemplo das Unidades de Tratamento Intensivas (UTIs), que não existem na região, nós poderemos criar as residências médicas e multiprofissionais e assim atrair e fixar os profissionais que já estão aqui e os que serão formados pela Univasf”, comentou. Na reunião realizada hoje com a direção da Chesf foram discutidas as metodologias de incorporação do HNAS à Univasf, para que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) seja a gestora do hospital.
Vinicius Ximenis acredita que os estudantes da Univasf terão uma boa formação, voltada para uma orientação mais cidadã e compatível com as necessidades do país. “A Univasf já começa o curso incorporando perfeitamente o espírito e as propostas curriculares dos novos cursos de graduação em Medicina, a partir de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, que apresentam uma integração profunda e significativa com o Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o diretor.
A Aula Inaugural do curso de Medicina foi realizada no auditório do Memorial da Chesf, localizado na Rua Carlos Berenhauser, S/N, no bairro Alves de Souza. O evento foi presidido pelo reitor da Univasf e contou com palestra de Vinícius Ximenis.
Juliana Magalhães