Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
“20 anos educando e socializando as crianças e adolescentes da Diocese de Paulo Afonso/BA”
A FUNDAME comemora os 20 anos de doação e serviço da semente da esperança: Fundação de Assistência a Criança e ao Adolescente da Diocese de Paulo Afonso/BA nesta sexta-feira dia 14 de novembro de 2014 no SALÃO DA PAZ – PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE PAULO AFONSO, as 19:30h.
20 anos de FUNDAME: Acolhida que salva!
A FUNDAME nasceu por iniciativa do então Bispo da Diocese de Paulo Afonso, Dom Mário Zanetta, preocupado com a crescente violação dos Direitos Humanos que crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social vinham enfrentando em seu cotidiano, como: maus tratos, exploração e abuso sexual, trabalho infantil, fome e abandono.
Num ato desesperado, em 14 de julho de 1994, os adolescentes invadiram a antiga Escola Rural da CHESF, com o intuito de se abrigarem, fato que teve como consequência a interferência do Bispo junto à empresa solicitando o local para formar uma entidade, com a finalidade de proteger e abrigar provisoriamente esses adolescentes.
Na perspectiva de garantir a manutenção e o fortalecimento da Entidade, o Bispo constituiu uma rede de solidariedade, articulando a sociedade civil de Paulo Afonso e entidades religiosas italianas. Sendo assim, a FUNDAME se constituiu como uma instituição de abrigo temporário de acordo com o que preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.
A FUNDAME sempre contou com a colaboração de amigos italianos que, através da Diocese de Paulo Afonso, realizam adoção à distância, com o objetivo de ajudar as crianças e adolescentes e viabilizar o funcionamento da instituição. A Congregação Filhas de Belém, de Milão, durante 12 anos manteve 03 religiosas na FUNDAME, sob a coordenação da Irmã Josefa.
Com os preceitos da nova política de Assistência Social que preceitua os parâmetros de inscrição para reconhecimento público dos serviços oferecidos a comunidade conforme estabelece a Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS 8.742/1993, a FUNDAME se adequou a uma nova perspectiva na forma de atendimento a crianças e adolescentes, sendo modificada a partir da Resolução 16/2012 do CMAS, destarte a Entidade passou da proteção social especial para a proteção social básica, perdendo a caraterística de Abrigo Institucional para atendimento sócio-educativo.
Hoje a FUNDAME é administrada por uma Diretoria Executiva, tendo como Presidente o Sr. Luis Neto. Acima dessa Diretoria Executiva está o Conselho Curador, presidido pelo Bispo Diocesano, Dom Guido Zendron.
A coordenação das atividades diárias desta Instituição é feita pela Ir. Marcelina, auxiliada pelas Irmãs Rosalina e Sueli, da Congregação das Irmãs Beneditinas Missionárias, com sede na Polônia, com o apoio de 13 funcionários, sendo 07 da própria Fundação e 05 cedidos pela Prefeitura Municipal, além de alguns voluntários, que tem prestado relevantes serviços à Entidade.
Atualmente, estão sendo atendidas 90 crianças e adolescentes. As atividades desenvolvidas pela FUNDAME são a educação formal em parceria com os colégios estaduais e municipais; atividades no contra turno da escola, tais como: música (banda marcial, percussão, violão, violino, orquestra), artesanato (pintura em tecido, bijuteria, crochê, bordado), fotografia e filmagem, inclusão digital, esporte, lazer e formação espiritual.
E na oportunidade estaremos comemorando estes nossos 20 anos de doação e serviço da semente da esperança: Fundação de Assistência a Criança e ao Adolescente da Diocese de Paulo Afonso/BA.
Serviço:
DATA: DIA 14 DE NOVEMBRO DE 2014
LOCAL: SALÃO DA PAZ – PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS DE PAULO AFONSO
HORÁRO: 19:30h
Desde já agradecemos vossa presença e apoio.
Informações: FUNDAME – DIOCESE DE PAULO AFONSO
1 Comment
Pessoas como Dom Mário são coisa rara. Tudo que é bom é raro. Mário Zaneta fez diferença para melhor no campo social. Serve de espelho pra nós todos. Também uma boa lembrança da Escola Rural da Professora Dirce Georgina e de todos os professores e alunos que por lá passaram. Deus abençoe esse pessoal, bem como a quem publica matérias do tipo.