Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
“Catálogo WebGeo” dá visibilidade aos bens culturais tombados pelo Estado

Já está disponível para acesso público e gratuito o ‘Catálogo WebGeo do Patrimônio Arquitetônico da Bahia’, ferramenta de pesquisa que tem por objetivo a espacialização e divulgação na internet dos bens culturais tombados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Patrimônio Cultural, Arquitetura e Urbanismo de 2012, com investimento de R$ 89 mil. Confira o endereço do banco de dados.
No catálogo, o pesquisador tem acesso às informações de todos os 168 bens, que integram atualmente o Patrimônio Cultural Material do Estado, de forma clara, intuitiva e georeferenciada no Google Maps (plataforma web livre). “É uma ferramenta multimídia interativa com descritivo, principais atributos, fotografias e posicionamento geográfico de cada bem arquitetônico”, explicou Rodrigo Negreiros, analista de sistemas e integrante da equipe que desenvolveu o catálogo.
O lançamento da ferramenta aconteceu, no dia 14 deste mês, com a realização de um seminário no auditório do prédio de Pós-graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSal). “Esse seminário foi muito importante para explicarmos a importância do catálogo e como funciona”, ressaltou o analista.
O evento teve a participação da proponente do projeto, Maria Helena Ochi Flexor (professora do Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Social da UCSal) e dos integrantes da equipe principal, composta por Vitor Bernardo Santos (aluno do Mestrado em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social da UCSal), Ana Claudia Cupertino (arquivista), Mari Consuelo Santos (bacharel em letras), Rodrigo Negreiros, Alan Miranda e Clóvis Neto (programadores do site).
Mais informações sobre editais podem ser obtidas na Coordenação de Editais/Astec do Ipac pelos telefones 3116-6829/3117-4482 ou pelo e-mail editais.ipac@ipac.ba.gov.br.