Celebração de Natal. “Jesus me toca, me tira do lugar e me inova”

 Celebração de Natal. “Jesus me toca, me tira do lugar e me inova”

Encenação do Nascimento de Jesus por crianças das Comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

Na noite de 24 de dezembro no pátio da Catedral Nossa Senhora de Fátima, na celebração da missa Dom Guido disse: “Nós sabemos que ao mesmo tempo em que os pastores foram ao encontro de Jesus, Herodes estava à sua procura para matá-lo”. Dom Guido, demonstrou que ao longo da história a perseguição aos Cristãos e a dualidade entre luz e escuridão fazem parte da vida cotidiana.

Encenação do Nascimento de Jesus por crianças das Comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Encenação do Nascimento de Jesus por crianças das Comunidades da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.

“Contudo, alguma coisa está fora do lugar, quando se percebe uma intolerância religiosa particularmente contra os cristãos, não apenas em redutos fundamentalistas, mas nos ditos países progressistas, vem mais forte a necessidade de nos mantermos ligados. Deus escolheu vencer a escuridão com um método estranho a nós humanos, não com algo forte e dominador, mas com ternura e fragilidade. Se nós pensarmos um pouco, temos um homem velho, sem filho, Abraão e uma Jovem de 15 anos, uma virgem, num povoado que ninguém conhecia de uma família pobre” disse o Bispo, chamando atenção dos fiéis para o “sim” de todos os dias que devemos dar.

Segundo Dom Guido o Natal não significa exatamente um momento de festa, nem um dia especial para se praticar a bondade. “O Natal é dramático, requer todo meu empenho, toda minha inteligência e toda a minha liberdade, para que possa acontecer de verdade. Portanto minha preparação seguia três palavras contidas na carta do Papa: Jesus Toca, Jesus tira do lugar e inova”, e explicou detalhadamente:

Jesus toca – Jesus nos toca através de circunstâncias que nos vai movendo, vejam Abraão, Nossa Senhora e tantos Santos na História. Se estamos aqui seja lá qual for a motivação, já foi um toque divino, a grandeza reside em reconhecer esse Deus que vem ao nosso encontro. Então, que cada um reflita: quais são os sinais através dos quais Deus está batendo em meu coração?

Jesus nos move – Quando acolhido de verdade, Deus nos tira do lugar, aqui também em dois momentos, em duas situações: das minhas certezas, vejam a mim que nunca pensei em ser missionário no Brasil, mas através de encontros e circunstâncias Jesus me tirou a certeza de outros planos pra minha vida. Tantas vezes nós diante das propostas da Igreja ficamos amarrados?, até fofocando e criticando? Também saímos fisicamente dos lugares, vejam os pastores e nós estamos dispostos a sair?

Jesus inova – Jesus nos muda, quando saímos de nós mesmos para oferecer a Deus aos outros, tudo se renova: minha vida, as dos outros e a vida comunitária. Muda-se o meu jeito de trabalhar, de viver meu tempo livre, de me relacionar e usar o dinheiro.

Ilustrando melhor o que foi a vida de Jesus e nos explicando o Natal em poucas palavras, disse Dom Guido:

Jesus rejeitado no nascimento e na Cruz, mas movido todo o tempo por amor.

 

por Ivone Lima

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *