Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Rui Costa participa da reabertura dos trabalhos da Assembleia; leia discurso
A primeira sessão da 18ª legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) foi aberta na manhã desta terça-feira (3), no plenário da Alba, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, onde o governador Rui Costa discursou, deixando sua mensagem para deputados, autoridades e o povo baiano. Na ocasião, Rui anunciou o nome do novo delegado-geral da Polícia Civil, Bernardino Brito Filho.
Rui Costa destacou a importância dos deputados para a democracia. “São os senhores que têm a responsabilidade de gerir esta Casa com o equilíbrio, a autonomia e o espírito de parceria que se espera de um Legislativo moderno e independente. Do nosso lado, o Executivo estará sempre de portas abertas para o diálogo e a colaboração que se fazem necessários à boa relação entre os poderes”.
O presidente da Assembleia, Marcelo Nilo, recebeu Rui na rampa da Casa Legislativa, com as tradicionais honras militares, e elogiou o discurso do governador. “Eu gostei muito da mensagem, são muitas as ações. Acho que ele está no caminho certo, sabendo das dificuldades, mas com certeza pensando em trabalhar para o povo do nosso estado”.
Plano de governo participativo
O governador disse que vão passar pela Assembleia as principais ações para o ano de 2015 e o planejamento para os próximos quatro anos. “Temos grandes preocupações com o projeto político, social e econômico. Eu confio na maturidade do conjunto de deputados que vão saber escolher as prioridades, como educação, saúde e segurança pública, assim como estou priorizando a melhoria dos indicadores dessas áreas”.
Segundo Rui, o Plano de Governo Participativo foi elaborado de forma inédita, com a participação de diversos segmentos da sociedade, por meio de 24 encontros realizados nos 27 territórios de identidade baianos. “Foram debatidos diversos temas relevantes, que vão da segurança à convivência com o semiárido, da proteção social à inovação tecnológica, da cultura à infraestrutura logística, da questão da mulher ao desenvolvimento urbano, só para citar alguns temas”.
Desenvolvimento social
Rui destacou a necessidade de ampliação das políticas voltadas para o desenvolvimento social. “Éramos campeões em analfabetismo, em casas sem luz, em pessoas sem acesso à água, em desemprego […]. Conseguimos reverter esses indicadores em várias áreas e nos tornamos campeões em alguns índices – educação, [redução do] número de famílias na extrema pobreza, alfabetização de adultos, acesso à água, entre outros”.
Segurança Pública
O foco da Segurança Pública na Bahia, para Rui Costa, é o enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado. “A solução depende de articulação entre repressão qualificada e políticas de prevenção social para dar acolhimento e oportunidade”. Ele também falou da importância de se continuar com o fortalecimento da polícia cidadã, “uma polícia que está ali para proteger a sociedade, a agir sem trégua, com a força e energia necessárias, mas sempre em conformidade com a lei”.
Rui informou que vai qualificar as estruturas e convocar os concursados das polícias Militar e Civil. “Vamos também convocar reservistas da PM para trabalhar nas áreas meio, liberando os agentes para as missões de rua”. Ainda de acordo com ele, para otimizar os recursos humanos e financeiros, será feita a remodelagem da gestão organizacional e administrativa da PM, “permitindo que mais policiais possam ficar à disposição das atividades de segurança cidadã, que a sociedade espera de nós”.
Educação
O governador afirmou que a Educação é a base para assegurar a mobilidade social, especialmente para jovens mais humildes. “Para concretizar o pacto pela educação, já orientei o secretário da pasta e sua equipe a construir os termos desse programa e a definição de objetivos, metas e compromissos”. Segundo ele, a proposta será elaborada com a participação de especialistas de vários locais do Brasil, e deve ser apresentada em março.
“Vamos poder conversar com os prefeitos, as câmaras de vereadores, com a comunidade em cada cidade. A participação dos alunos, dos pais dos alunos e dos professores é fundamental para o êxito dessa grande empreitada cívica em prol de uma educação de qualidade e inclusiva”, afirmou o governador
Saúde
Rui Costa disse que está abrindo um debate com os municípios, através dos prefeitos e suas representações, para a criação de alternativas de saúde regionalizadas, por meio de consórcios e de outras práticas cooperadas.
“Cabe ao Estado ter um papel ativo nessa nova configuração, inclusive com o aporte de recursos complementares. Vamos continuar perseguindo as nossas metas de ampliação da cobertura da atenção básica, da rede estadual de laboratórios, das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), ampliar a cobertura do Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e levar para o interior do estado as ações do [programa] Saúde em Movimento”, afirmou.
Entre os objetivos estratégicos, estão interiorizar e regionalizar os serviços médicos de média e alta complexidade, assegurar gestão baseada em metas e resultados, inclusive valorizando os servidores pelo empenho, além da integração digital de toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia. Outra medida será iniciar, ainda em 2015, o Prosus, programa voltado para o fortalecimento do SUS na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com investimento total de R$ 285 milhões para os próximos anos.
Rui disse que serão construídos novos hospitais de caráter regional. “Ainda este mês, vamos dar a ordem de serviço para a construção do Hospital Regional da Costa do Cacau, em Ilhéus. O Hospital Metropolitano, o Hospital São Jorge e a Maternidade de Camaçari também terão as obras iniciadas. Em Juazeiro, no Hospital Regional será implantada a Unacon – Unidade de Oncologia”.
O governador informou ainda que será inaugurada, ainda este ano, a ‘fase 2’ do Hospital Geral do Estado (HGE) e o Hospital da Chapada, localizado em Seabra. “As obras do novo Instituto Couto Maia estão em andamento. As UPAs de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Barreiras também serão entregues à população”.