Ações ampliam produção de caju no Semiárido Nordeste II

 Ações ampliam produção de caju no Semiárido Nordeste II

cajuAções voltadas a garantir a ampliação da produção de caju no Território do Semiárido Nordeste II foram anunciadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), durante reunião do Comitê Gestor da Cajucultura do Estado da Bahia, na noite de quinta-feira (19), no município de Ribeira do Pombal, quando foram debatidos os avanços e desafios da cajucultura na região.

Na ocasião, o diretor-executivo da CAR, Wilson Dias, anunciou, entre outros investimentos, o projeto de ampliação da produção de mudas da espécie de caju anão precoce, adaptada para a região, que pode chegar a 500 mil por ano, e a proposta de fabricação e comercialização de barras de cereais com a castanha produzida pela cooperativa.

Inicialmente, segundo ele, estão sendo entregues equipamentos que “possibilitam a renovação dos cajueiros e distribuídas 30 mil mudas da espécie de caju anão precoce para estabelecer plantios comerciais de forma mais permanente”.

Dias enfatizou ainda a necessidade de dar um salto e aumentar o número de investimentos para que os produtos possam chegar mais forte no mercado, gerando renda e melhorando a vida dos agricultores familiares. “Temos o objetivo de atender um maior número de famílias e ampliar a produção”.

O diretor destacou também a importância da parceria com a Fundação Banco do Brasil, o Serviço de Appoio à Microis e Pequenas Emnpresas (Sebrae-BA) e Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Coopercacau) para o fortalecimento da cajucultura na região.

O evento teve presença do superintendente da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Elionaldo Teles, do diretor da Fundação Banco do Brasil, Geovane Martins Ferreira, do prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia, de representantes da rede da Cooperacaju e outras instituições, a exemplo do Sebrae e Banco do Brasil.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *