Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Reitor da Univasf receberá Comenda do Mérito Farmacêutico
O professor do Colegiado de Ciências Farmacêuticas e atual reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Julianeli Tolentino de Lima será homenageado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) com a Comenda do Mérito Farmacêutico, a mais alta honraria concedida pela entidade. A escolha dos indicados ocorre anualmente, referendada por maioria absoluta do Plenário do CFF. A distinção é atribuída a profissionais e entidades que tenham se destacado na área e contribuído para o desenvolvimento da saúde no Brasil. A solenidade para entrega da medalha e diploma será realizada na quinta-feira (19), em Brasília.
“Para mim como profissional é muito gratificante receber esta comenda, cujo valor é inestimável, pela sua relevância, abrangência e especialmente, neste momento, por eu estar vinculado à Univasf, a universidade onde consolidei a minha carreira na área acadêmica, e agora como um de seus membros, é uma forma de também representá-la e destacar as oportunidades de desenvolver um trabalho como pesquisador e docente, em um ambiente onde eu conto com o apoio de muitas pessoas. É neste sentido que esta homenagem se torna ainda mais significativa”, observa Julianeli Tolentino.
A Comenda do Mérito Farmacêutico foi criada pelo CFF, há 17 anos, instituída pela Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1998. A insígnia é constituída de uma medalha com emblema do CFF e as inscrições: ‘Mérito Farmacêutico’ e ‘República Federativa do Brasil’. No verso vazado, no mapa do Brasil, está o Gral e o Pistilo, com a inscrição Conselho Federal de Farmácia. A medalha é confeccionada com base em latão, banhada nas inscrições e emblemas com ouro 24 quilates. O ‘Diploma do Mérito Farmacêutico’ que também compõe a condecoração é confeccionado em papel pergaminho. Para o presidente do CFF, Walter Jorge João, a homenagem é uma forma de a entidade expressar seu agradecimento a todos que contribuíram para o engrandecimento da profissão.
Graduado em Farmácia pela universidade Federal da Paraíba (UFPB), Julianeli Tolentino é doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos pela mesma universidade. Ingressou na Univasf, em 2006, como professor efetivo e cinco anos mais tarde foi eleito reitor, empossado em 2012. Anteriormente, entre 2009 e 2011 foi coordenador do Colegiado Acadêmico de Ciências Farmacêuticas (CFARM), tendo também coordenado diversas disciplinas do curso de graduação. Atualmente, como pesquisador participa de quatro projetos e é líder do Grupo de Pesquisa Produtos Naturais do Semiárido Nordestino, cadastrado no CNPq, em Farmacologia. Integra o corpo editorial da Revista Comciência e as equipes de revisores de outras duas publicações, a Revista Brasileira de Farmacologia e o African Jorunal Biotecnology. É também, membro da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE).
Gabinete da Reitoria