Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Semana da Água da Embasa promove consciência ambiental na capital e no interior
A Semana da Água 2015 da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), continua até 31 de março, levando atividades de educação e mobilização social a mais de 50 municípios. Com o tema ‘Preservar a Água é valorizar a vida’, a programação marca a comemoração do Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas em 22 de março de 1992, para estimular a consciência ambiental e a preservação dos recursos hídricos.
Em Salvador, os eventos incluem palestra educativa, apresentação teatral e jogo interativo. Estão previstas atividades nesta sexta-feira (27), às 14h, na Faculdade Área I, na Avenida Paralela, e na terça-feira (31), às 14h, no Centro Cultural de Plataforma, na Praça São Braz. Voltados para estudantes, professores e lideranças comunitárias, os eventos difundem informações de forma lúdica, estimulando os participantes a refletir como pequenas mudanças de atitude fazem grande diferença na economia de água e no cuidado do meio ambiente.
Em Camaçari, a Embasa promove um diálogo ambiental no Horto Florestal, nesta sexta (27), às 8h, e uma roda de conversa na Academia da Saúde, na terça (31), às 8h30. Em Santo Amaro, nesta sexta (27), na Praça da Purificação, os representantes da Embasa vão mostrar na prática como acontece o processo de tratamento de água, utilizando para isso uma miniestação de tratamento. A programação completa da Semana da Água 2015 está disponível no site da Embasa.
Participação popular
Com atividades em 50 municípios baianos, a Semana da Água 2015 tem grande envolvimento da população. Em Paulo Afonso, o ponto alto foi uma competição de barcos enfeitados com as tradicionais carrancaa do Rio São Francisco. Em Barreiras, estudantes de sete escolas municipais participaram de um concurso de paródias com o tema da preservação da água.
Em Salvador, o destaque é a peça ‘Tudo junto e misturado’, que apresenta dicas de economia de água. Presente na plateia do Centro Social Urbano de Narandiba, na quarta (25), a dona de casa Lúcia Almeida aprovou as dicas dos atores e também citou uma. “Uso a água do enxague das roupas para lavar a casa. Tem que ser assim. Acho o desperdício um absurdo”.