Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Aneel aprova reajuste de tarifa de energia para Coelba
Os consumidores residenciais atendidos pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) pagarão 10,35% pela energia a partir do próximo dia 22. O aumento para as indústrias será de 13,34%. A Coelba atende 5,5 milhões de unidades consumidoras em 415 municípios da Bahia.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou terça-feira (14) o índice de reajuste tarifários anual da Coelba. Em fevereiro deste ano, a Aneel já havia aprovado uma revisão tarifária extraordinária para essa distribuidora.
O reajuste tarifário anual da distribuidora é calculado com base na variação de gastos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), e outros como energia comprada, encargos de transmissão e setoriais.
Já a revisão extraordinária das tarifas, que está valendo desde o mês passado, foi aplicada por causa do custo extra que a distribuidora teve pela falta de chuvas e o uso maior de usinas termoelétricas. Os índices da revisão extraordinária para essa distribuidora foi de 2,8%.
.