Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Entrevista: Deputado Paulo Rangel fala sobre reunião que tratou da passagem do HNAS para a Univasf
“Avalio positivamente a proposta apresentada pela Chesf, que prevê a transferência do HNAS para a Univasf por fases, visto que o orçamento para gerir uma unidade como a em questão é alto, são gastos no HNAS cerca de R$ 8 milhões por ano apenas com o pagamento de pessoal”.
O Deputado Estadual do PT Paulo Rangel, durante entrevista a uma emissora de rádio local, no dia 30 de abril, falou da reunião que participou na quarta-feira (29/4), em Brasília, com Jeanne Michel presidenta da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), onde ficou acordado a transferência do Hospital Nair Alves de Souza (HNAS), em Paulo Afonso, da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Acordado na reunião:
Paulo Rangel – Conseguimos dar um grande passo da transferência do HNAS para a Univasf, que irá beneficiar Paulo Afonso e toda a região, o Hospital da Chesf (HNAS) será transformado em um moderno e equipado Hospital Universitário, que contará também com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Visita técnica da empresa Ebserh ao HNAS:
Rangel – Vamos fazer a visita e o que for possível para viabilizar o projeto, já que a presidenta da instituição, Jeanne Michel avaliou positiva a proposta apresentada, que prevê a transferência em fases, já que o orçamento para gerir um hospital do porte do HNAS é alto. Demanda recursos de cerca de R$ 8 milhões por ano apenas com o pagamento de pessoal. A partir da visita, serão tomadas as providências para que o processo de transferência do HNAS para a EBSERH seja efetivado.
Entendimento do Secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas:
Rangel – O secretário estadual Fábio Vilas-Boas (Saúde) nos contou que chegamos a um entendimento importante para a saúde da população de Paulo Afonso e região. Este foi o primeiro passo. Em 60 dias, vamos assinar o protocolo da transferência, conforme compromisso firmado entre todas as partes envolvidas. Com a assinatura do protocolo de intenções será possível transferir o Hospital Nair Alves de Souza da Chesf – atual gestora do HNAS- para a Univasf com sua administração gerida pela Ebserh -, o que viabilizará a implantação da UTI aqui em Paulo Afonso, então é uma luta não só minha mais como também do prefeito Anilton Bastos e vamos concretizar esse sonho, já acabamos de dar mais um grande passo e agora é esperar e em breve o sonho se tornará realidade.
Participaram da reunião em Brasília: O Secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, Jeanne Michel presidenta da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Julianeli Tolentino de Lima, reitor da Univasf, Hélder Rocha Falcão, diretor de Administração da Chesf – representando o presidente Antônio Varejão de Godoy –, os prefeitos de Paulo Afonso, Anilton Bastos Pereira (PDT), o de Santa Brígida, Carlos Cleriston Santana Gomes (PT), Josias Gomes e Jonas Paulo, responsável pelo Escritório de Representação da Bahia no Distrito Federal.
Fonte RBN