Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Vale à pena visitar Angiquinho (AL)
‘Você também pode vir conhecer a Usina Angiquinho, com visita gratuita, serão acompanhados por monitores de visitação de Domingo a domingo, vem conhecer essa história’.
A Usina do Angiquinho, também denominada de “Ninho da Águia, foi a primeira hidrelétrica nordestina, sua construção possibilitou o desenvolvimento do alto sertão de Alagoas, aproveitando a queda da Cachoeira de Paulo Afonso, O sertão de Alagoas, precisamente a Cidade da Pedra – hoje Delmiro Gouveia – teve energia elétrica antes mesmo de Recife em Pernambuco, cidade considerada na época a capital do nordeste. A Usina inaugurada em 26 de Janeiro de 1913 pelo empresário Delmiro Gouveia, tinha como objetivo fornecer energia elétrica a uma indústria textil, chamada Companhia Agro Fabril Mercantil, localizada na Cidade de Pedra, Sua energia também foi usada para alimentar uma bomba d’agua que abastecia a mesma cidade. A Hidreletrica , está encravada no meio de um paredão de granito no Cânion do rio São Francisco, um penhasco de 84 metros de altura.
A Usina do Angiquinho funcionou até a década de 60, gerando energia para cidade de Delmiro Gouveia e outros povoados e também manteve os primeiros acampamentos da construção do complexo de Paulo Afonso, está localizada no município de Delmiro Gouveia, no Estado de Alagoas fazendo divisa com Paulo Afonso na Bahia. Esse ousado projeto que continua de pé no alto sertão alagoano, se transformou numa área de preservação cultural e pólo turístico, hoje encanta quem a visita, seja pela antiguidade do que ainda resta dela, seja pela beleza do local, ou pela sua interessante história contada pelos guias do local. O patrimônio do Complexo da Usina de Angiquinho é tombado pelo Estado de Alagoas, foi revitalizada pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e a gestão do complexo é da Fundação Delmiro Gouveia (FDG), que liderou o movimento pelo resgate do acervo.
Visitantes desfrutam da cultura e da história local, venha vc conhecer tb.
No Sítio Histórico de Angiquinho, vocês além de apreciar a paisagem do Rio São Francisco com uma exuberante diversificada vegetação, Caatinga, lajedos e rochas e também vão conhecer toda a história do Empreendedor Delmiro Gouveia. Encontrarão artesanato regional e belas exposições, visita gratuita de segunda a segunda inclusive os feriados de 7:00 às 17:00 hs e serão acompanhados por monitores de visitação explanando todo o legado da Usina Angiquinho…Estamos aguardando sua vista.
Sonia Braga, turismóloga com especialização em meio ambiente – Sítio Histórico de Angiquinho.
https://www.facebook.com/sitiohistoricode.angiquinho
2 Comments
Obrigada pela publicação, corrigindo o ano de inauguração de Angiquinho foi em 1913, sei que foi um erro de digitação. Abraços.
Obrigado.
Vamos marcar para uma visita.
75.8878-1225