Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Ampliação do Conjunto Penal de Paulo Afonso gera mais de 200 vagas
O Conjunto Penal de Paulo Afonso, que atende a cerca de 15 municípios do sertão baiano, recebeu mais 228 vagas, superando a demanda da região, que necessitava de cerca de 100 lugares. A ampliação foi inaugurada pelo secretário de Administração Penitenciária, Nestor Duarte, nesta segunda-feira (29).
A obra recebeu R$ 9 milhões de investimentos, com recursos próprios do Governo do Estado. Segundo o governador Rui Costa, nos próximos meses, serão entregues mais de quatro mil vagas em todo o estado. “É uma obrigação nossa dar o tratamento digno para aqueles que cumprem penas ou esperam a decisão da justiça. O objetivo é retirar os presos de delegacias e acomodá-los, dentro das possibilidades, com maior comodidade”.
Com a ampliação, será possível atender também a pequenas carceragens policiais de cidades vizinhas e que pertencem à Comarca de Paulo Afonso. As novas vagas estão distribuídas em três pavilhões – um deles para uma cozinha moderna e refeitório -, seguindo padrões de arquitetura e engenharia prisional.
O conjunto penal, que possuía 210 vagas, agora passa a dispor de 438 lugares. “O objetivo do Governo do Estado é humanizar e modernizar o sistema carcerário, ampliando a quantidade de vagas e esvaziando as carceragens de delegacia, dando tratamento melhor para os presos no nosso estado”, explicou Nestor Duarte.
A comarca do Conjunto Penal de Paulo Afonso atende também aos municípios de Abaré, Antas, Canudos, Coronel João Sá, Chorrochó, Glória, Jeremoabo, Mucururé, Novo Triunfo, Pedro Alexandre, Rodelas, Santa Brígida e Sítio do Quinto.