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Ampliação do Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo é tema de reunião na Setre
Ampliar o leque de serviços e o número de profissões oferecidas, transformar em virtual – o serviço que hoje é presencial – e divulgá-no na internet para acesso em plataformas móveis como tablet e smartphone. Essas propostas foram levantadas, na quinta-feira 25, durante reunião para modernização e ampliação do Programa de Apoio ao Trabalhador Autônomo (Patra).
Realizada na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), participaram da reunião os secretários estaduais Álvaro Gomes (Setre) e Manoel Mendonça (Ciência, Tecnologia e Inovação). Também estavam presentes o superintendente do Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Rubens Santiago, e representantes da Empresa de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb), Samuel Araújo, da Microsoft, Carlos Bastos Neto.
“Minha proposta é transformar o Patra num sistema modelo de referência, assim como hoje é o SineBahia dentro e fora do País”, afirmou o titular da Setre. Já o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação disse que “o estudo do escopo do serviço será desenvolvido de forma continua”.
O representante da Microsoft adiantou que o novo Patra “terá uma concepção de rede social com os usuários dando notas ao prestador de serviços. Porém é preciso que esses profissionais tenham acesso à plataforma e à tecnologia a ser utilizada”.
Parcerias
Na reunião foi ressaltada a importância das parcerias. Álvaro Gomes afirmou que “elas são imprescindíveis na construção do novo Patra porque é preciso ampliar o cadastro de profissionais”. O grupo de trabalho estuda a participação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de associações profissionais, que forneceriam os cadastros e daria apoio para a modernização e ampliação do serviço.
Aproximadamente 800 profissionais autônomos (pintor, piscineiro, faxineira, encanador, passadeira, jardineiro e cozinheira) estão cadastrados no Patra, que atende a mais de 130 mil solicitações por ano. Cada profissional cadastrado permanece durante dois anos, tempo ideal para criar a carteira de clientes, uma vez que eles são solicitados, em média, três vezes por semana.
O superintendente Rubens Santiago disse que o Patra, coordenado pelo Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia), “facilita o acesso às oportunidades de trabalho, especialmente para pessoas de baixa renda”. O serviço localizado, na Avenida Antonio Carlos Magalhães, Edifício Torres do Iguatemi, nº 3359, atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.