Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Novas ambulâncias melhoram serviço para os usuários do SUS
Resultado do empenho do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em reduzir custos para ampliar e melhorar o transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), 20 novas ambulâncias foram adquiridas, equipadas e entregues a unidades públicas de saúde de Salvador e do interior da Bahia. A entrega das chaves dos veículos, juntamente com a assinatura dos termos de transferência, que permite a destinação das ambulâncias para as referidas unidades, foi realizada na manhã de quarta-feira (17), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Foram investidos R$ 1,26 milhão para adquirir e equipar os veículos. Segundo o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a gestão tem se esforçado para reduzir as despesas e reverter a economia em benefícios para a população. “Estamos renovando contratos com vantagem para o Estado, estimulando os diversos setores [da Sesab] a reduzirem o consumo de energia elétrica, telefonia e todos os tipos de insumos da secretaria para que sobre mais dinheiro. E [com isso] possamos comprar novos equipamentos, ampliar [o número de] leitos hospitalares, construir novos hospitais e comprar ambulâncias”.
Cinco das 20 ambulâncias foram destinadas para a Central Estadual de Regulação, sete para unidades hospitalares da Sesab localizadas na capital e os demais veículos seguiram para unidades de saúde do interior. Conforme o diretor financeiro do Hospital Geral Luis Viana Filho, em Ilhéus, Frederico Menezes, a unidade presta assistência a toda a região. “Há a necessidade, inclusive, de algumas vezes, acontecer a regulação para outros municípios, outras unidades hospitalares. Portanto, sempre há uma grande necessidade de transporte, às vezes até para vir à capital”.
Exames
Já a diretora do Hospital Couto Maia, em Salvador, Ceuci Nunes, informou que os exames de imagem solicitados aos pacientes da unidade “são todos feitos fora”. Por esta razão, a nova ambulância ajuda a reduzir o tempo de espera para os deslocamentos. “Temos seis a dez saídas [de pacientes] por dia”.
Uma das principais unidades públicas de saúde da Região Metropolitana de Salvador (RMS), o Hospital Geral de Camaçari (HGC) também foi contemplado com uma nova ambulância. De acordo com o gestor responsável pelo HGC, José Valter Júnior, o veículo “vai melhorar a qualidade da assistência do hospital, porque dependemos de transportar pacientes para fazer exames, principalmente radiológicos, como radiografia e ressonância”.