Parceria beneficia agricultores familiares do Vale do São Francisco

 Parceria beneficia agricultores familiares do Vale do São Francisco

agricultura familiarOs agricultores familiares do Território do Vale do São Francisco serão beneficiados com o projeto de controle populacional para combate à mosca-das-frutas. O acordo foi estabelecido entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), na quarta-feira (17), na sede da SDR, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O projeto estabelece medidas de manejo cultural, químico e biológico, visando a garantia do acesso às novas tecnologias e assistência técnica adequada para os agricultores familiares. O encontro, que teve presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e do diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, abordou outros temas, como a implantação das unidades de beneficiamento de leite e a necessidade de legalização dos pequenos fabricos.

De acordo com o secretário, é necessária a elaboração de um plano de trabalho que contemple ações voltadas ao meio rural, beneficiando especialmente agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais. “Este é o primeiro passo de outras tantas parcerias que devem ser executadas com a Adab”.

Medidas fitossanitárias

Segundo Oziel Oliveira, o objetivo da parceria é possibilitar o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas de defesa agropecuária no estado. “Queremos que os agricultores familiares adotem as medidas fitossanitárias e assim aumentem e qualifiquem a sua produção”.

O diretor da Adab ressaltou o prejuízo causado pela mosca-das-frutas na exportação de manga e uva do estado. Entre as medidas que devem ser adotadas estão a manutenção da área da propriedade limpa, sem a presença de frutos caídos no solo, e a retirada de frutos em estágio avançado de maturação com posterior destruição.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *