Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Parceria beneficia agricultores familiares do Vale do São Francisco
Os agricultores familiares do Território do Vale do São Francisco serão beneficiados com o projeto de controle populacional para combate à mosca-das-frutas. O acordo foi estabelecido entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), na quarta-feira (17), na sede da SDR, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
O projeto estabelece medidas de manejo cultural, químico e biológico, visando a garantia do acesso às novas tecnologias e assistência técnica adequada para os agricultores familiares. O encontro, que teve presença do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e do diretor-geral da Adab, Oziel Oliveira, abordou outros temas, como a implantação das unidades de beneficiamento de leite e a necessidade de legalização dos pequenos fabricos.
De acordo com o secretário, é necessária a elaboração de um plano de trabalho que contemple ações voltadas ao meio rural, beneficiando especialmente agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais. “Este é o primeiro passo de outras tantas parcerias que devem ser executadas com a Adab”.
Medidas fitossanitárias
Segundo Oziel Oliveira, o objetivo da parceria é possibilitar o acesso dos agricultores familiares às políticas públicas de defesa agropecuária no estado. “Queremos que os agricultores familiares adotem as medidas fitossanitárias e assim aumentem e qualifiquem a sua produção”.
O diretor da Adab ressaltou o prejuízo causado pela mosca-das-frutas na exportação de manga e uva do estado. Entre as medidas que devem ser adotadas estão a manutenção da área da propriedade limpa, sem a presença de frutos caídos no solo, e a retirada de frutos em estágio avançado de maturação com posterior destruição.