Reações de leitores publicadas na imprensa francesa às últimas declarações de Lula sob o título. O ex-presidente Lula chacoalha a esquerda brasileira

 Reações de leitores publicadas na imprensa francesa às últimas declarações de Lula sob o título. O ex-presidente Lula chacoalha a esquerda brasileira

1.O PT perdeu uma parte do seu sonho. Hoje os eleitos não pensam senão em serem reeleitos. As pessoas não mais trabalham de graça para o partido. Que Lula se console.

2.Desculpe decepcionar, mas Lula foi um grande presidente que tornou o Brasil uma potência mundial melhorando a sorte das populações desfavorecidas.

3.Para mim, e segundo a imprensa, esse Lula é sobretudo um corrupto, mas essa não é a lei no meio?

4.A quem se aliou Lula e o “seu” PT durante todos esses anos? Com as oligarquias estabelecidas e com partidos sem programa, claustros infestados de oportunistas incultos e analfabetos no sentido político, e orgulhosos de serem assim. Você precisa de um empréstimo bancário de 1.000 reais? Você conseguirá com juros de 250% ao ano!

5.Acabou a missa. Nada mais a fazer. Ite missa est. O articulista não diz nada sobre a presidência de Lula? Com a argumentação da linguagem simples, precisa e charmosa [do presidente], você omite a verdade? Por quê?

6.Lula faz a sua autocrítica. Nenhum dos nossos presidentes teve essa coragem; preferiram mudar o nome do partido conservando as mesmas práticas.

7.É engraçado. Lula é um artista nisso. Mas essa não é a vida? E o poder?

8.Bobagens de um ex-presidente que se dirigiu, após os seus mandatos, a dezenas de países apoiado financeiramente pelas multinacionais (Odebrecht, Andrade Gutierrez, etc.) cujos dirigentes estão agora na cadeia.

9.Besteiras de um ex-presidente que, ao menor ataque dos jornalistas, acuado contra as evidências negativas, não sabe senão repetir: “Vocês não vão dar lição de moral a um filho de analfabetos de Pernambuco que vendia bombons nas ruas como camelô e que não tinha carne na mesa todos os dias.”

Tradução de Francisco Nery Júnior

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *