Governo estadual prepara ofensiva contra mosquito transmissor da dengue

 Governo estadual prepara ofensiva contra mosquito transmissor da dengue

dengue mataCom o Estado às voltas com uma tríplice epidemia de dengue, chikungunya e zika, o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que vai solicitar, nesta segunda-feira (13), uma audiência em caráter de emergência com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a fim de garantir recursos para intensificar o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão das três doenças.

Rui também determinou o agendamento de uma reunião com os prefeitos de Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Lauro de Freitas, Serrinha, Araci, Baixa Grande, Castro Alves, Conceição do Jacuípe, Valente, Pintadas e Várzea do Poço, municípios que concentram as notificações da tríplice epidemia.

Nom último sábado, o governador reuniu-se no Palácio de Ondina, com o secretário estadual da Saúde, Fábio Villas Boas, e com o sub-secretário, Roberto Badaró, para uma avaliação da situação.

Entre 1º janeiro e 6 de julho deste ano foram notificados 45.538 casos de dengue, 8.906 casos de chikungunya e 32.873 casos de zika na Bahia.

Desde o início do ano o Governo do Estado tem auxiliado os municípios com treinamento dos agentes de endemia e apoio financeiro, além da aquisição e distribuição de insumos para eliminar os criadouros do mosquito.

A partir desta semana serão intensificadas as ações de mobilização, com o envolvimento dos prefeitos e da sociedade, sobretudo nos municípios que registram maior incidência das três doenças.

As iniciativas visam ampliar o engajamento de todos, pois a única forma de evitar as três doenças é o combate do mosquito, por meio da eliminação dos criadouros do inseto nas casas, nos locais de trabalho e nas áreas públicas.

 

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *