Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Prefeitos e vereadores participam de apresentação do Consórcio de Saúde no Ceará
Proposta apresentada como alternativa para ampliação do acesso aos serviços de saúde, os consórcios estão sendo apresentados a prefeitos e secretários municipais numa série de encontros.
Na quarta-feira (29), em Brejo Santo (CE), os gestores de Paulo Afonso, Santa Brígida e Glória, por iniciativa do prefeito de Paulo Afonso Anilton Bastos, conheceram detalhes da formação do consórcio, na cidade. Na explanação o diretor executivo do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Brejo Santo, Getúlio Barros, apresentou aos gestores o Consórcio de Saúde, cujo objetivo, é descentralizar a assistência de saúde no estado, reequilibrar as finanças municipais, desafogar os grandes hospitais e ampliar o acesso da população a exames e consultas. Também participaram do encontro, os vereadores de Paulo Afonso, Marconi Daniel, Zé Carlos do BTN, Bero do Jardim Bahia, e de Glória Gilmar Pereira e Nido de Doto, além do secretário de saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius.
O Prefeito Anilton Bastos disse que a proposta facilitará e muito a vida dos cidadãos pauloafonsinos, que muitas vezes tem que se deslocar para municípios vizinhos, ou até mesmo mais distantes para realizar seus exames e procedimentos médicos, “com o consórcio específico da saúde poderemos melhorar a qualidade e agilidade no atendimento, hoje é muito angustiante ver que as pessoas necessitam de algum tratamento, mas mesmo e apesar do nosso esforço, não podem ser atendidas pela falta de vaga na regulação. Acredito que com essa nova proposta esse quadro irá mudar” afirmou Anilton.
Também foi explicado que o governo estadual terá participação direta no projeto, entrando com o aporte financeiro de 40%. Além disso, o Estado vem formando comissões técnicas em órgãos estratégicos, como a Secretaria da Saúde (Sesab), para dar apoio aos municípios na formalização dos consórcios.
Nesta quinta-feira (30), às 14 horas, em Fortaleza, será apresentada aos prefeitos a proposta de “modelo de consórcio” na saúde implantado no Ceará que serve de espelho para vários estados e nas quatro principais capitais do Nordeste, Pernambuco, Alagoas, Maranhão e agora, a Bahia. Das 417 cidades baianas, Abaré, Paulo Afonso, Santa Brígida, Gloria, Pedro Alexandre, Macururé, Jeremoabo, Chorrochó e Rodelas estão entre as primeiras cidades que deverão formalizar o Consórcio. Segundo o secretário de saúde de Paulo Afonso, Alexei Vinícius, o consórcio vai ampliar e descentralizar os serviços de saúde com reequilíbrio financeiro.