Saeb lança versão mobile do Portal do Servidor

 Saeb lança versão mobile do Portal do Servidor

As lojas online de aplicativos para celular já estão disponibilizando para download, a versão mobile do Portal do Servidor, que é o canal de comunicação do Estado voltado especialmente para o funcionalismo público.portal do servidor A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), reúne os principais conteúdos disponibilizados pelo Portal.

O aplicativo, inédito e em versão inicial, ampliará ainda em 2015 a cartela de serviços e integra as diretrizes da administração estadual para a governança eletrônica, melhoria na prestação dos serviços públicos e acesso do cidadão às informações do Estado. Quem baixar a ferramenta terá acesso às notícias mais recentes do Portal e à lista de parceiros do Clube de Desconto, programa que assegura aos servidores abatimentos de até 50% em produtos e serviços de empresas conveniadas.

O usuário também pode acessar a lista por meio da geolocalização, tecnologia que indica todas as empresas parceiras de acordo com a localização do servidor indicada pelo celular. Outro destaque do aplicativo é o acesso ao contracheque, disponível a todos os servidores do estado. “É de extremo interesse do Estado ampliar os canais de interação entre a administração pública e o cidadão, com vistas a fomentar a governança digital, o diálogo com a população e a melhoria dos serviços públicos prestados”, afirma o secretário da Administração, Edelvino Góes.

A versão mobile do Portal do Servidor pode ser acessada pelos sistemas operacionais dos principais dispositivos móveis disponíveis no mercado, como Android, iOS e Windows Phone. Ainda neste sentido, está em processo de desenvolvimento – via Saeb, Companhia de processamento de Dados/Prodeb e Casa Civil – o aplicativo Governo Digital, plataforma que irá agregar os serviços de diversos órgãos e secretarias estaduais.

Integração de sistemas

A proposta é integrar sistemas já existentes, como aqueles que atendem à Ouvidoria Geral do Estado (OGE), Delegacia Digital e Coelba, por exemplo, disponibilizando serviços que possam ser feitos por meio do celular, apostando nas novas tecnologias de comunicação e informação e na mobilidade do usuário.

Por meio do aplicativo, o cidadão – que terá um cadastro geral no sistema – poderá relatar ao órgão competente um problema em sua comunidade, facilitando a resolução por parte do Estado. A proposta foi apresentada no dia 29 de junho último, na Saeb, durante reunião do Conselho de Administração da Prodeb.

“Com esta nova ferramenta, o cidadão irá unir esforços junto ao Estado, se tornando uma segunda instância na gestão pública”, explica Edelvino Góes, que também preside o conselho. São diretrizes atuais da Prodeb, além de gerir as informações do Estado, promover o desenvolvimento e a curadoria destes aplicativos, a fim de assegurar a chancela do Estado, além de promover a integração de sistemas e a distribuição autorizada por meio da Loja de Aplicativos Mobile do Estado.

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