Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Alunos da Educação Profissional apresentam projetos ambientais em Recife

Estudantes da rede estadual de Educação Profissional da Bahia embarcaram para Recife, onde participam da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) desta terça-feira (22) a sábado (26). Na bagagem, levam projetos ambientais, desenvolvidos em Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, que aliam teoria e prática, e demonstram tecnologias sociais, de baixo custo e com grande alcance e benefício para a sociedade.
Um exemplo é o projeto ‘Recolhimento de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos, pilhas e baterias no município de Alagoinhas’, desenvolvido pelo aluno Raimundo Anunciação, 17 anos. O objetivo é diminuir o impacto no meio ambiente pela má destinação desses materiais. “Fizemos um trabalho de conscientização, alertando a população para o descarte em local adequado”, explicou o estudante, que está animado para mostrar o trabalho na Fenecit. “Vai ser muito estimulante e enriquecedor porque vou conhecer outros projetos e ampliar meus conhecimentos científicos”.
Benefícios
Outro projeto a ser apresentado é sobre ‘O uso do adubo orgânico no melhoramento do solo arenoso – compostagem’, que tem Jaqueline da Silveira, 17, como uma das autoras. “Fizemos arrecadação de matéria orgânica como cascas de frutas e legumes para a produção de adubo natural e replicamos o conhecimento para a comunidade. Desta forma, o agricultor economiza e contribui para conservação do meio ambiente”.
Segundo a orientadora dos projetos, que atua no Cetep Litoral Norte e Agreste Baiano, Maira Regina Bastos, a participação em projetos de iniciação científica traz uma maior visão de mundo para os alunos. “As pesquisas refletem na sociedade e na vida pessoal deles, que se sentem mais estimulados aos estudos, além de aprimorar o conhecimento para as carreiras que irão seguir no futuro”.
Ilhéus
Outras experiências desenvolvidas por estudantes da Rede Estadual de Educação Profissional da Bahia estão sendo apresentadas nesta segunda (21) e terça (22), no Centro de Convenções de Ilhéus, na III Feira Ilheense de Ciências e Tecnologia Social (Feicitecs). O evento é composto por apresentações de projetos das áreas de Ciências da Natureza e da Matemática. O Feicitecs também abrange o II Inovar e a I Feira de Ciências do Núcleo Regional de Educação (NRE 05), com o tema ‘O conhecimento transformando a realidade’.