Estratégias tentam atrair turistas de todo o Brasil para a Bahia

 Estratégias tentam atrair turistas de todo o Brasil para a Bahia

Com a alta do dólar e a pisada no freio dos consumidores na compra de pacotes internacionais em cerca de 10% este ano (em comparação a 2014), a Bahia tenta se destacar entre os destinos na corrida para atração de turistas que trocaram a viagem ao exterior por um passeio nacional. Entre as estratégias do trade turístico estão parcerias com as companhias aéreas e o alto investimento em divulgação das atrações locais.

Na alta estação, que começa em novembro, a capital baiana aposta atrair viajantes do país e do mundo com música, cultura e gastronomia. O período de dólar alto é visto como uma  ‘janela de oportunidades’ para o turismo interno.

“Temos de aproveitar este momento porque as pessoas vão preferir viajar internamente do que para fora do país, em função da alta do dólar. Salvador tem atrações naturais e culturais fantásticas. Já é um destino, por si só, atraente”, garantiu o prefeito ACM Neto, que participou ontem da 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), que acontece até hoje, em São Paulo, capital.

No evento, ACM Neto apresentou a programação do Réveillon de 2016. “Com essa grade que montamos, com cinco dias de festa e atrações nacionais e locais de peso, totalmente de graça, tenho certeza que teremos o diferencial para fazer a maior virada de todo o Nordeste e de todo o Brasil”, acredita.

O Réveillon terá 300 artistas envolvidos e 23 shows gratuitos realizados entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro. A festa deve reunir mais de 1,3 milhão de pessoas, em cinco dias, na Praça Cayru. De acordo com ele, a prefeitura reservou R$ 6 milhões  para a divulgação do município e atrair turistas de outros estados no Verão.

Na feira da Abav, tanto a prefeitura quando a Bahiatursa, órgão oficial de Turismo do estado, estão chamando atenção com um estande de 400 m². O espaço conta com uma  réplica da Igreja do Bonfim, um minitrio elétrico e as tradicionais baianas de acarajé que  estão fazendo sucesso.

Segundo o presidente da Bahiatursa, Diogo Medrado, eventos como os da Abav fazem parte da estratégia do estado para trazer mais pessoas à Bahia. “A única coisa que nos falta é nevar. Estamos fazendo uma série de ações para captação desse turista, tanto dos brasileiros quanto estrangeiros”, diz.  Medrado destaca que a Bahia é o destino patrono da Abav neste mês.

Entre os locais que prometem atrair o turista para a Bahia, ele citou as 13 zonas turísticas do estado – que oferecem uma diversidade de opções. “Temos as nossas costas, para quem gosta de praia e turismo náutico. É o caso de Itacaré, Porto Seguro, Prado, Praia do Forte, Morro de São Paulo”, diz.

“Também temos a Chapada, para os amantes da natureza e das trilhas. O Enoturismo do Vale do São Francisco, com seus lagos e cânions em cidades como Juazeiro e Sobradinho, além do frio de Vitória da Conquista e a beleza do sertão com cidades como Caldas do Jorro e Canudos”. Até o final do ano, o governo deve investir R$ 10 milhões em publicidade.

Trade turístico

O vice-presidente da Abav Nacional, Edmar Bull, ressalta que as tarifas das passagens internas estão mais baratas neste período do que no ano passado. “Quem ia para o exterior está revendo o orçamento, mudando o perfil de viagem. Temos valores e preços para todos os bolsos”, diz ele, complementando que a Bahia é uma  opção para quem quer viajar na temporada.

Esse apoio da Abav nacional, inclusive, deve ajudar a Bahia a ter um Verão movimentado. A  expectativa do presidente da Associação na Bahia, José Alves, é que a movimentação no Verão seja cerca de 40% maior que no ano passado.

“O brasileiro adquiriu o hábito da viagem e já coloca isso no seu orçamento. Também temos uma resposta pelos turistas da América do Sul”. Além de Salvador, ele cita Porto Seguro, Morro de São Paulo e Chapada Diamantina como potenciais destinos favoritos dos turistas.

O presidente da Federação Baiana de Hospedagem e Alimentação (Febha), Silvio Pessoa, concorda que o Réveillon de Salvador deve atrair muitas pessoas para a capital baiana e deve gerar empregos e renda. “Quem vier, só vai gastar com hospedagem e alimentação. A prefeitura e o governo estão investindo em divulgação, promoções com as agências de turismo, etc. Além disso, a própria cidade já tem atrativos – comida, cultura, gastronomia e arte”, diz.

A esperança do setor de hospedagem e de alimentação é que a alta temporada seja melhor este ano. “Teremos a orla de Itapuã, que inaugura agora, e, em março do ano que vem, já temos o Rio Vermelho reformado”. A  Febha está mobilizando todos hotéis do estado para que façam promoções na alta estação. “Se as companhias (aéreas) não aumentarem os preços, teremos uma boa alta temporada”.

Apesar de reconhecer que o estado tem diversos atrativos, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Salvador (Abrasel), Luiz Henrique do Amaral, acredita que a crise ainda é um empecilho para atrair turistas na alta temporada. “Estamos receosos, pois as pessoas não estão gastando. Entretanto, o movimento maior do período deve nos trazer um faturamento entre  20% e 30% maior nos bares e restaurantes do que em dias normais”.

Melhorias

Mesmo com o esforço do trade turístico para que a crise passe bem longe da alta temporada, há fatores que podem afastar os turistas do estado, como o preço das passagens aéreas.

“Acredito que um dos principais motivos para os preços altos seja o número baixo de linhas para Salvador”, disse o prefeito ACM Neto. Mesmo assim, ele acredita que Salvador pode ser beneficiada e superar esse problema, “que precisa muito da ajuda dos governos federal e estadual para ser solucionado”.

José Alves, da Abav-BA, afirma que houve uma redução na malha aérea e que, na Bahia e principalmente em Salvador, não há mais a mesma quantidade de voos nacionais – o que pode afastar o turista que quer vir para cá.

“Com a crescente demanda, a tendência é que o preço de viagens nacionais suba”, prevê. “Estamos trabalhando para que esse turista chegue aqui e, depois, não saia”. A melhor opção, de acordo com ele, é planejar as viagens com a máxima antecedência possível.

Agências apostam em ofertas e minicruzeiros

Em meio a alta do dólar, agências de turismo estão ajustando suas ofertas para fazer as viagens caberem no bolso do consumidor. “Mesmo com os descontos, o cliente tem receio do que vai gastar durante a viagem. Isso tornou os pacotes ‘all inclusive’ mais atrativos”, disse o gerente da TAM Viagens, Arthur Sorelli. Esses pacotes representam 25% das vendas da agência.

A CVC também sentiu um interesse maior do cliente por pacotes ‘all inclusive’. Para ajustar sua oferta ao padrão de consumo, a empresa criou opções mais curtas e  baratas. No primeiro semestre, a CVC reduziu em 7% o valor do seu tíquete médio, mas o volume de reservas aumentou 14%.

Uma novidade dessa temporada são os minicruzeiros, viagens de navio com duração de três ou quatro dias. Só a MSC Cruzeiros terá quatro navios no Brasil durante a temporada de Verão, que começa em novembro, um a mais do que em 2014. Para conseguir fechar as vendas, a empresa está oferecendo pacote com preço do dólar a R$ 2,99.

Para aumentar as vendas, o site Hotel Urbano, por sua vez, quadruplicou a oferta de pacotes nacionais. A empresa teve alta de 45% nas vendas desses no primeiro semestre.

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