Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Marileide Queiroz, diretora do Colégio Montessori, recebe o título de Cidadã de Paulo Afonso
A Câmara Municipal de Paulo Afonso realizou Sessão Solene no dia 31 de Agosto para entregar o título de Cidadã de Paulo Afonso à professora Marileide Queiroz, diretora do Colégio Montessori.
A proposta desta homenagem foi do vereador Marconi Daniel, “pelos relevantes serviços prestados à educação neste Município em uma instituição de ensino que, justamente neste ano em que a sua diretora é homenageada, completa 30 anos de vida, prova inconteste desse trabalho da professora Marileide Queiroz”.
Marileide Queiroz, nasceu em Agosto de 1949 na cidade de Delmiro Gouveia-Alagoas e é filha do casal Aquileu e Dolores, ele agricultor nascido na Fazenda Corredores, ela doméstica, paulista, filha de imigrantes espanhóis.
Sua infância transcorreu tranquila, rodeada de muito carinho. Desde pequena dedicou-se aos estudos e sonhou em ser professora. Após concluir o ginásio no ano de 1964, com 15 anos de idade, mudou-se para Paulo Afonso para fazer o curso de Magistério, sendo aluna do I.M.E.A.P.S. (Instituto Municipal de Educação Adauto Pereira de Souza) que depois passou a ser o CIEPA e hoje é o CETEPI.
No IME concluiu o curso, formando-se Professora, e deu mais um passo na conquista do sonho. No ano de 1966, começou a trabalhar na Chesf, mas não nesta área que tanto desejava mas no setor de contabilidade onde permaneceu até o ano de 1972.
Por várias vezes tentou, sem sucesso, uma transferência para as escolas da Chesf e como isso nunca aconteceu decidiu se desligar da empresa, buscando realizar seu sonho de exercer o magistério.
Com um contrato no município de Paulo Afonso, foi lecionar na Escola Pe. Lourenço Tori. Resolveu, nesse tempo, buscar um aperfeiçoamento profissional e ingressou na Faculdade de Belo Jardim. Ali se especializou em História.
Após dois anos de contrato com o município, participou de um concurso para professores na Chesf, sendo aprovada e contratada como professora das Escolas Reunidas da Chesf onde lecionou durante dezenove anos.
O sonho de ser professora e então firmada vocação não parou nas salas de aula, pois sentia necessidade de expandir sua missão numa instituição própria.
Em 1985, surgiu a oportunidade de comprar a Escola Montessori, que funcionava no antigo hangar do aeroporto da Chesf.
Nascia assim, uma das mais conceituadas escolas de Paulo Afonso, começando com apenas 11 alunos. A escola foi crescendo em estrutura física, em número de alunos e de funcionários, ano após ano, numa trajetória de constante fortalecimento, buscando sempre o pioneirismo e dedicação.
O Colégio Montessori foi se firmando no conceito e na aceitação da comunidade e hoje, ao completar 30 anos, continua investindo no município de Paulo Afonso, gerando 130 empregos diretos e vários indiretos, realizando campanhas beneficentes que promovem ação solidária de amor e respeito às classes menos favorecidas do município
Aos 65 anos de vida, dedicando-se ao seu grande ideal, Marileide Queiroz se sente feliz e realizada na cidade de Paulo Afonso, terra que abraçou como cidadã e escolheu como berço para acalentar o seu sonho, o Colégio Montessori.
Espera cada vez mais contribuir para o crescimento do município e na formação de jovens conscientes e empreendedores que despontarão no cenário profissional com qualidade e eficiência adquiridos ao longo dos anos de estudo no colégio que embalado pelo sonho de sua gestora, escreve em Paulo Afonso, uma história de muito sucesso.
Ao longo de sua história de educadora, Marileide Queiroz participou ativamente da catequese da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, que coordenou por três anos, fez parte do extinto Coral Madrigal e do Coral da Igreja de Fátima, tornando-se grande amiga do saudoso Dom Mário Zanetta, grande incentivador do Colégio Montessori e da sua gestora com conselhos e orientação espiritual. Como falou Rui Barbosa “Ideal não se define; enxerga por clareiras que dão para o infinito”. Com esta frase definimos todo empenho e sonho de Marileide Queiroz, mulher guerreira, dedicada à educação, destemida e de coração brando e suave.
Marileide casou na Igreja São Francisco de Assis em Paulo Afonso e desta união nasceram seus três filhos: Flávio Antônio, Flávia Maria e Fabiana Maria que a ajudam a fazer do Colégio Montessori uma referência regional na qualidade da educação.
Da Folha Sertaneja