Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Detran lança cartão de estacionamento para idosos
Os baianos com mais de 60 anos que moram em cidades onde o trânsito não é municipalizado já podem retirar o cartão de estacionamento. Lançada na sexta-feira (2), em Salvador, pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), a credencial garante o direito às vagas públicas reservadas, conforme o Estatuto do Idoso, em 365 municípios do estado. O lançamento é parte das comemorações do Dia do Idoso, celebrado na última quinta (1º).
Para ter o cartão especial, é necessário se cadastrar no site do Detran-BA ou em uma das unidades de atendimento localizadas na capital baiana e cidades do interior. “É uma medida modernizante e de inclusão que possibilita aos idosos ter acesso a este mecanismo de forma tão ágil”, afirma o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis.
O documento é entregue em casa e deve ser colocado sobre o painel do veículo, com frente voltada para cima, autorizando a utilização de vagas exclusivas para idosos e devidamente sinalizadas. O diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar, lembra que o respeito às vagas destinadas a idosos, gestantes e pessoas com necessidades especiais é uma questão de consciência de motoristas, passageiros e pedestres. “Para termos uma convivência pacífica no trânsito, é preciso também que se respeite a vaga do idoso e do deficiente físico”.
1 Comment
Infelizmente as autoridades responsáveis pelo trânsito em nossa cidade,
ainda não conhecem, e se conhecem não a cumprem, os Estatutos dos Idosos, Lei Federal em vigor, que determina a existências de vagas, para
estacionamento dos idosos de mais de sessenta anos de idade, que se
rão exclusivas em todo e qualquer local de estacionamentos públicos ou
privados, na proporção de 5% do número total de vagas. Em Paulo Afon
so, com exceção dos supermercados, só existem vagas reservadas para
deficientes físicos – que tem número de deficientes, infinitamente menor do que o de idosos- um na Praça de Táxis São Cristovão e dois em frente e ao Banco do Brasil, na Av. Landulfo Alves. Para idosos, não existe hoje,
nenhum estacionamento reservado, a não ser nos supermercados. Infe
lizmente, em Paulo Afonso, as leis nem sempre são cumpridas, o que é
lamentável.