Ex-presidente Lula diz que PT tem sofrido um bombardeio

 Ex-presidente Lula diz que PT tem sofrido um bombardeio

Lula afirma, em entrevista, que presos do PT no julgamento do mensalão ‘não são gente da minha confiança’ (Eraldo Peres/AP)

O Partido dos Trabalhadores divulgou um documento, nesta quinta-feira (29), sobre a atual situação do país. Entre outras coisas, o PT pede mudanças na política econômica, com maior ênfase no mercado interno, expansão do crédito e redução nas taxas de juros.

O documento poupa o ministro da fazenda Joaquim Levy. Não faz nenhuma crítica direta a ele. O PT também apoia a recriação da CPMF. E diz que é preciso recuperar a governabilidade. Pra isso, sugere que o governo se reaproxime dos movimentos populares.

No documento, o PT ainda faz críticas ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha. Acusa o deputado de fazer um pacto com a oposição e flertar com o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

O ex-presidente Lula falou durante mais de uma hora na abertura do encontro do Partido dos Trabalhadores. Ele disse que o ajuste fiscal deve ser uma prioridade do PT para que a presidente Dilma comece a governar de fato. Lula admitiu a contradição entre o que a candidata Dilma dizia em campanha eleitoral e o que fez depois de reeleita.

“Tivemos um grande problema político, sobretudo na nossa base, quando tomamos atitude de fazer o ajuste que era necessário fazer. Ganhamos as eleições com um discurso e, depois das eleições, tivemos que mudar o nosso discurso e fazer aquilo que nós dizíamos que não íamos fazer. Isso é fato conhecido por 204 milhões de habitantes e conhecido pela nossa querida presidente Dilma Rousseff”, disse o ex-presidente.

Lula também disse que o PT não vive o melhor momento, atacado 24 horas por dia no que chamou de maior bombardeio da história do país. Mas afirmou que o partido tem como reagir. E fez uma previsão sobre 2018.

“Eu só queria que vocês não ficassem preocupados com esses problemas. Porque eu digo sempre: ninguém precisa ficar com pena. Porque se tem uma coisa que aprendi na vida é enfrentar a adversidade. Pode ter certeza disso. Se o objetivo é truncar qualquer perspectiva de futuro, então vão ser três anos de muita pancadaria e, pode ficar certo, eu vou sobreviver”, declarou.

A presidência da República não quis comentar as declarações do ex-presidente Lula.

g1.globo.com

1 Comment

  • Depende do voto do povo e se o povo não quiser: ” a maré não está para
    peixe” diz o dito popular.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *