Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Secretaria Municipal de Saúde, SUS e o Governo do Estado oferecem o Tratamento Fora de Domicílio (TFD)
A cidade de Paulo Afonso tem à disposição mais de 30 especialidades médicas no serviço público de saúde, mesmo assim, em alguns casos o paciente pode não encontrar a especialidade médica ou o tratamento aqui, sendo necessária a busca por tratamento em outra cidade ou Estado.
Para suprir essa necessidade, a Secretaria Municipal de Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Governo do Estado oferecem o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) que é um benefício de assistência integral à saúde que custeia despesas relativas ao transporte, alimentação e hospedagem do paciente na localidade que permita condições para resolver seu problema de saúde.
Paulo Afonso atende a mais de 500 pessoas pelo TFD
Segundo Altardelly Cabral, gestor do programa da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 500 pessoas usam por mês o auxilio do TFD, os tratamentos ou consultas são realizadas na capital baiana, Salvador, que é a referência na oferta de consulta ou tratamento.
A oncologia, especialidade que trata dos cuidados contra o câncer, é um dos mais procurados pelos pacientes de Paulo Afonso, apenas eles somam 430 pacientes todos os meses, explicou Altardelly.
O SUS garante ainda os custeios para o acompanhante quando o paciente for maior de 60 anos, menor de idade ou, ainda, se o doente estiver fragilizado.
Como participar?
O Tratamento Fora de Domicílio deve ser solicitado pelo médico, o pedido então deve ser formalizado pelo paciente junto à Secretaria Municipal de Saúde que encaminha as solicitações à Regional de Proteção Social que vai marcar a consulta ou tratamento no Hospital ou Ambulatório.
Diferencial
Paulo Afonso atende mais de 500 pessoas pelo TFD todos os meses. As viagens para Salvador são feitas através de um ônibus alugado pela Prefeitura que faz o itinerário de ida e volta durante quatro dias da semana.
A Prefeitura teve ainda o cuidado de encontrar uma pousada próxima ao Hospital Aristides Maltez para facilitar a vida dos pacientes e acompanhantes. Além disso, um carro com motorista fica à disposição para fazer deslocamentos dentro da capital na necessidade de realização de exames e outras eventualidades.
Dessa forma, o trabalho realizado pelo município busca compreender e apoiar de maneira integral aqueles que precisam do TFD. “A gente tenta ser diferente, com um olhar holístico”, concluiu Cabral resumindo os esforços da pasta no atendimento completo aos cidadãos.
No início do ano a Casa de Apoio passou por ampla reforma, confira.
.
ASCOM/PMPA