Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Reunião discute ações e políticas para Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural
Representantes dos governos federal, estadual e municipal, juntamente com homens, mulheres e jovens, representando as organizações dos produtores rurais, reuniram-se na manhã de quinta-feira (05/11), no Auditório Edson Teixeira, para preparar a Conferência Territorial de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) de Paulo Afonso praticamente lotou o local. Este ano a Conferência tem como lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis”, e o objetivo é estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da Ater Pública e de qualidade aos agricultores familiares do Brasil. “A expectativa é que o fortalecimento da discussão em torno da Ater permita o desenvolvimento rural sustentável e uma oferta maior de alimentos, sobretudo, saudáveis para a população”, ressaltou Leobson Teles, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Com orientação do técnico Roberto Cavalcante, do SMDE, foram debatidos os três eixos temáticos: Sistema Nacional de ATER – Fortalecimento Institucional, Estruturação, Gestão, Financiamento e Participação Social; Ater e Políticas Públicas para a Agricultura Familiar; e a Formação e construção de conhecimentos na ATER.
“Nossa expectativa é que o apoio a nós agricultores familiares aumente e possamos melhorar as condições de produção”, falou a agricultora Quitéria Ferreira que representa a Federação de Agricultores sobre os anseios para o processo que começa para a construção de políticas públicas para a Ater.