Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Cultura ganha este ano novos espaços; Casa da Cultura, o novo teatro Lindinalva Cabral e a nova biblioteca

Os espaços de cultura de uma cidade são importantes por promoverem o encontro das pessoas, a formação intelectual e humana. E ainda fomentam o cenário cultural atraindo novos espetáculos, exposições e encontros. Paulo Afonso, que já têm locais como a Praça das Mangueiras, o Espaço Cultural Raso da Catarina e a Praça da Tribuna Livre, vai receber três novos lugares ainda este ano, segundo anunciou o secretário de Cultura e Esportes de Paulo Afonso, Jânio Soares.
Entre os projetos anunciados estão o novo teatro Lindinalva Cabral, a Casa de Cultura e uma nova biblioteca. “A entrega destes projetos vai trazer novos ares para a Cultura da cidade, não tenho dúvidas”, declarou Jânio Soares sobre a importância dos projetos. Segundo o secretário problemas relativos ao orçamento fizeram com que obras como a reforma do teatro diminuíssem o ritmo, mas agora serão retomadas e concluídas.
O novo teatro, que passa por uma grande transformação, será doado de equipamentos modernos e estrutura adequada para apresentação dos artistas. Na nossa visita já foi possível ver o novo palco – muito maior que o antigo – e o salão deu lugar a uma platéia em degraus para 400 cadeiras. “Tudo isso vai oferecer conforto e permitir condições para os espetáculos”, comentou Jânio.
Outra novidade é a Casa da Cultura. Trata-se da antiga Câmara de Vereadores que vai abrigar algumas instituições de promoção da cultura e da memória da cidade. “O espaço vai abrigar o trabalho do Instituto Geográfico e Histórico de Paulo Afonso, da Academia Pauloafonsina de Letras e o Arquivo Público Municipal”, detalhou o secretário. A inauguração está prevista para março.
Quanto a nova Biblioteca Municipal – outro projeto bem adiantado – já está com a estrutura física concluída como pôde ser observado em visita. Com a transformação do Espaço Cultural Raso da Catarina, em um local para exposições, encontros culturais, cursos e ensaios teatrais, a biblioteca que ali funcionava foi desativada. Agora, o novo espaço vai funcionar próximo a UNEB (na rua do Gangorra) vai abrigar o acervo. Entre as novidades acesso a internet por wi-fi para pesquisas e trabalhos, salas temáticas e um espaço externo com mesas e cadeiras.
“Apesar de ser uma secretaria recém-criada e das dificuldades financeiras do momento estamos muito animados com o trabalho realizado. Esses espaços representam uma parte importante do investimento em cultura da cidade vão fazer uma grande diferença”, concluiu Jânio Soares.
Siga mais informações sobre a prefeitura no facebook (fb.com/prefeituradepauloafonso) e no site pauloafonso.ba.gov.br.
ASCOM-PMPA