Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Secretário propôs inclusão de apresentações culturais no receptivo turístico de Paulo Afonso
No dia 25 de março, em reunião que aconteceu na sede do grupo Cultural Os Cangaceiros, o secretário de Turismo, Marlos Guerra, apresentou uma nova proposta de formato ao grupo. Segundo Marlos, o objetivo da proposta foi inserir as apresentações artísticas do grupo nas atividades turísticas de Paulo Afonso e da Região.
O secretário justificou que a ideia nasceu devido à necessidade do mercado turístico pelas apresentações culturais e o formato que pode ser trabalhado pelo Grupo como receptivo turístico, (Maria Bonita e Lampião) nos eventos das agências de viagens, hotéis, pousadas, restaurantes, comerciantes, congressos, feiras de negócios, conferências, reuniões e palestras, além de eventos empresariais e institucionais. Dentro desse novo formato de receptivo turístico, Marlos sugere apresentações de pequeno e médio porte como as apresentações da dança do Xaxado e o combate entre Os Cangaceiros e A Volante, que culminou com a morte de Lampião e Maria Bonita e seu bando, chegando a um espetáculo de grande porte com cobrança de ingresso.
A proposta também inclui a instalação de uma loja na sede da associação, onde seriam vendidos acessórios típicos do cangaço como as roupas dos cangaceiros e a volante, chapéu e sandália de couro, camisa, bolsa, acessórios e bonecos de biscuit do bando. Após a justificativa do secretário, a proposta foi aceita por unanimidade dos presentes à reunião.
“Além de ser importante para o turismo, aumentando a competitividade do destino turístico, a proposta movimentará a classe e a economia do município”, acrescentou Marlos Guerra.
Os cangaceiros de Paulo Afonso é um grupo cultural que existe há mais de 60 anos, levando cultura e história ao conhecimento das pessoas. Os Cangaceiros travam batalhas com as volantes que vivem no encalço de lampião e seus cangaceiros. A saga de Virgulino Ferreira é contada pelo grupo de forma concreta e extrovertida.
Participaram da reunião: o presidente do grupo, Heleno José Oliveira; o diretor cultural e responsável pelas coreografias, Luiz Júnior; o humorista João Bosco, representando o Departamento de Cultura da Prefeitura de Paulo Afonso e aproximadamente 80, dos 120 integrantes do grupo, entre cangaceiros e volantes. Com experiência em vários trabalhos, sendo o mais recente na novela Velho Chico, Bosco irá contribuir na produção.
ASCOM/PMPA – Por Washington Luís
INFORME PUBLICITÁRIO
Publicado no dia: 01-04-2016