Campanha do SAMU: de 17.548 ligações 13.005 são trotes

 Campanha do SAMU:  de 17.548 ligações 13.005 são trotes

Os números disponibilizados para ligações gratuitas enfrentam um problema em comum. Diariamente, milhares de informações de ocorrências falsas, os chamados ‘trotes’, são recebidas por órgãos responsáveis pela segurança e saúde da população.samu(2)

De acordo com a coordenação do SAMU de Paulo Afonso, de 17.548 ligações recebidas anualmente, 13.005 são informações de ocorrências inexistentes. Os números lideram os índices de registros do serviço.

Para chamar a atenção da população pauloafonsina sobre a necessidade de combater essa prática criminosa, o SAMU realizou uma campanha educativa, com veiculação de mídias e distribuição de panfletos em pontos de maior movimento da cidade. Na quinta-feira, 16 de março, das 7h às 17h, as atividades se concentraram na Avenida Getúlio Vargas, em frente à antiga papelaria Jatobá. No domingo (19), o pedágio foi realizado na CEASA do BTN, das 7h às 14h. Na segunda-feira, de manhã, na recepção da Secretaria de Saúde, foi realizada uma simulação de atendimento.

A Secretaria Municipal de Saúde salienta que “Trote é crime com pena de 1 a 3 anos de prisão. Fabrízia Vital – Coordenadora local do SAMU, chama a atenção para o lado mais cruel dessa brincadeira de mau gosto. “Enquanto uma ambulância se desloca com uma equipe socorrista para atender a uma falsa ocorrência, alguém que realmente necessita de socorro imediato pode morrer por falta de atendimento em tempo hábil”, comenta.

Autor: ASCOM/PMPA

Informe Publicitário

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *