Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Segunda UPB Itinerante segue até sexta-feira, dia 26

A segunda edição do projeto UPB Itinerante foi iniciada na manhã desta quarta, 24, em Paulo Afonso e segue até a sexta-feira dia 26, no auditório da Faculdade Sete de Setembro. O primeiro dia e abertura do evento contou com as presença do prefeito de Paulo Afonso Luiz Barbosa de Deus, do Presidente da União dos Municípios da Bahia e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro, do Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-Ba), o Conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, o presidente da Associação de Prefeitos do Sertão Baiano (APSB), do CDS Sertão Baiano e Prefeito de Santa Brígida, Carlos Cleriston, o prefeito de Glória David Cavalcanti, o gerente regional do Sebrae Bahia, Carlos Cointeiro, vários técnicos e assessores municipais, os vereadores de Paulo Afonso Marconi Daniel e o 1º secretário da CMPA vereador Alexandro Fabiano da Silva, além de prefeitos e vereadores de outros municípios da Bahia. O projeto UPB Itinerante acontece em Paulo Afonso com temáticas que envolvem contas públicas.
O prefeito de Paulo Afonso Luiz Barbosa de Deus, agradeceu a UPB pela oportunidade de oferecer maior qualificação aos colaboradores locais em um assunto que, segundo o prefeito, passa por constantes atualizações. “A partir de hoje, vamos receber informações úteis para os gestores, que sempre precisam se atualizar e buscar informações referentes a gestão do município”, disse.
“Com o UPB Itinerante, temos a expectativa de capacitar 2.100 técnicos, até o final do ano, em 10 encontros que acontecem em toda a Bahia. Ao final, vamos atingir o índice de 75% dos técnicos das prefeituras capacitados”, disse o Presidente da União dos Municípios da Bahia e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro. Ele ratificou que o UPB Itinerante é a forma concreta que se dá a parceria entre as duas instituições e fez um pedido ao Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-Ba), o Conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto. “Sei que o senhor não tem agenda para acompanhar todos os encontros, mas a presença de um conselheiro, a cada encontro, traz mais força para o nosso projeto”, solicita.
Sobre o intuito do projeto, Eures destacou o viés pedagógico da ação. “Tenho certeza que dói muito, na mão e caneta dos senhores, ter que reprovar as contas de um prefeito. Por isso, destaco, aqui, a atuação de excelência que tem o TCM-Ba. Tudo isso demonstra que a intenção não é punir o prefeito e sim aconselhar e capacitar para que nossas contas sejam aprovadas e que, nós prefeitos, tenhamos gestões exitosas”, ressalta.
No primeiro dia do encontro aconteceram capacitações sobre: Metodologias, normatizações e Índice de efetividade da gestão; Convênios com a Caixa Econômica Federal; Lei de Responsabilidade Fiscal; 10 passos e 100 ações para o desenvolvimento municipal; requisitos para contratação de bens e serviços; transparência e controle interno.
José Renaldo de Carvalho Silva