Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Feira AquaNegócios deve movimentar R$ 10 milhões em Glória
O município de Glória, maior produtor de tilápias do Brasil, sedia desta sexta-feira a domingo (27 a 29) a Aquanegócios – Feira de Negócios da Aquicultura, realizada pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), em parceria com a Associação Comercial de Paulo Afonso (Ascopa) e as prefeituras de Glória e Paulo Afonso.
O evento faz parte da programação do FestTilápia 2017 e contará com expositores de todo o Brasil, oficina com couro de tilápia e aulas de gastronomia. Cerca de cinco mil pessoas devem circular pelo evento, que prevê uma movimentação financeira da ordem de R$ 10 milhões. O espaço estará aberto das 9 às 18h, no Balneário Canto das Águas, com a participação de 20 expositores. Os visitantes podem conhecer projetos de piscicultura que utilizam sistema bioflocos, sistema de reutilização de água, um método que une piscicultura com horticultura, além de tecnologias para aproveitamento de água subterrânea.
A abertura oficial do evento acontece na sexta (27), às 16h, quando serão conhecidos os vencedores do festival gastronômico que movimentou Paulo Afonso e Glória desde o dia 1º deste mês. A competição de pratos feitos à base de tilápia teve a participação de 13 restaurantes, que foram avaliados pelo público e por um júri técnico.
Oficina de couro de tilápia e Cozinha show
Uma das atividades mais aguardadas é a oficina de artesanato de couro de tilápia. O curso, com três turmas, acontece durante todos os dias do evento, das 9 às 18h. Serão beneficiadas cerca de 60 pessoas (20 por dia) atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Paulo Afonso e Glória. Os Cras prestam serviços, programas e projetos assistenciais a famílias e indivíduos em vulnerabilidade social.
Os alunos aprenderão a utilizar o couro da tilápia, que normalmente é descartada, para fazer acessórios, brindes, agendas e produtos para decoração. “Trata-se de uma ótima oportunidade de aumento de renda utilizando uma matéria prima abundante na região, mas que era simplesmente desperdiçada”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.
A programação do AquaNegócios conta ainda com a realização de uma cozinha show, em que chefs renomados ensinarão os participantes a fazer pratos da alta gastronomia à base de tilápia. As aulas acontecem todos os dias, sempre das 10 às 12h e das 16 às 18h. Cada turma tem 25 vagas. Serão apresentadas receitas de ravióli, mousse e cartola, entre outras. A programação completa das aulas pode ser encontrada no site do evento.
Fonte: Ascom/Bahia Pesca