Prefeitura suspende atividades, em decorrência da infecção de servidores pela covid-19
Marcondes Francisco após conseguir a recuperação da estrutura física da Ponte Dom Pedro II solicita iluminação pública para a BA 210
O vereador Marcondes Francisco dos Santos (PSD), atual Presidente da Câmara Municipal de Paulo Afonso, na sessão ordinária do dia 06/11/2017, solicita ao Exmº Sr. Prefeito Municipal, em Exercício – Flávio Henrique Magalhães, através de Requerimento Nº. 1333/2017, a iluminação pública da BA 210, ligando o posto da Polícia Rodoviária Federal a Ponte Dom Pedro II.
Em fevereiro de 2016, o vereador Marcondes Francisco dos Santos preocupado com a situação da Ponte Dom Pedro II, que a estrutura é toda em metal encravada no Rio São Francisco, na BR-110 divisa dos estados da Bahia e Alagoas, utilizada para travessia de pedestres, ciclistas, veículos leves e pesados, na Sessão Ordinária, Nº 1829, de 12/02/2016, encaminhou a Indicação 013 / 2016, aprovada por unanimidade, ao então diretor interino do DNIT, Valter Casimiro Silveira, propondo reiterar a indicação 102/2015, que solicitava uma inspeção completa na estrutura física da Ponte Dom Pedro II, com a finalidade da realização de obras de recuperação e manutenção.
Segundo Marcondes Francisco os desgastes na estrutura que compõe a Ponte Dom Pedro II, construída na década de 50, são decorrentes da falta de manutenção preventiva e corretiva, intensificadas pela agressividade do ambiente, ação do tempo e intempéries climáticas.
A empresa AMS CONSTRUTORA já deu início às obras
Segundo informações do Inspetor da PRF-Polícia Rodoviária Federal, Rodolfo Barbosa, da 10ª Delegacia da 7ª Superintendência da PRF, em Paulo Afonso-BA, as obras na estrutura da ponte que é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já foram iniciadas por meio da empresa AMS CONSTRUTORA e custarão R$ 4.704.231,69 com previsão de conclusão em 23 de janeiro de 2019.
Com uma altura de 84 metros a Ponte Dom Pedro II, ponte francesa, foi construída em 1958 durante o governo do Presidente Juscelino Kubitschek e nunca passou por uma reforma. Em virtude do trânsito de veículos leves e pesados, foram formados buracos e fissuras em toda extensão da ponte.
ASCOM/CMPA
José Renaldo de Carvalho Silva
comunicacao@cmpa.ba.gov.br
Fotos: PA4.