Secretaria de Saúde agiliza atendimentos com o novo sistema do médico regulador

 Secretaria de Saúde agiliza atendimentos com o novo sistema do médico regulador

Médico Paulo Roberto. Foto: Reprodução

Secretaria Municipal de Saúde adotou um novo sistema em Paulo Afonso para agilizar os atendimentos. A figura do Médico Regulador que tem como principal função analisar o pós consulta e priorizar os exames ou cirurgias para pacientes conforme suas gravidades.

Responsável pela regulação da Secretaria de Saúde do município de Paulo Afonso, o médico Paulo Roberto na terça-feira (19) concedeu entrevista a uma emissora de rádio local onde falou sobre a função do médico regulador. “Nada melhor que um médico para avaliar a urgência de cada caso”, disse o médico.

Médico Paulo Roberto. Foto: Reprodução
Médico Paulo Roberto. Foto: Reprodução

O médico regulador

O médico regulador avalia a necessidade de encaminhamento do paciente a uma avaliação especializada. A solicitação é encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que cadastra o pedido no sistema informatizado, o profissional regulador avalia, autoriza e classifica a solicitação; conforme a disponibilidade de agenda, a solicitação autorizada é agendada/marcada com base em algoritmo de gravidade e tempo de espera.

Demanda e requisições

De acordo com o médico regulador, existe diariamente uma demanda de requisições para vários tipos de exames. “O maior problema é que sempre temos muitos pacientes e pouquíssimas vagas. E para agravar ainda mais essa situação, tem pacientes que faltam a uma das consultas já agendadas e ocasiona prejuízos para o município”.

Critérios para a ordem de atendimento

Quanto aos critérios para selecionar a ordem de atendimento é analisado a gravidade individual dos pacientes. “Mas crianças e idosos sempre tem preferência. Isso não significa que os outros não terão acesso ao atendimento. Todos terão, mas devem saber que os casos urgentes vão passar na frente”.

Antes da regulação as cirurgias eram atendidas pela ordem de chegada

“Antes da implantação do serviço de médico regulador, as consultas e cirurgias externas eram atendidas pela ordem de chegada. Esse procedimento sobrecarregava a sala do agendamento e ainda contribuía para formação de longas filas. Muitas pessoas madrugavam na porta da secretaria o que já não ocorre mais”. Concluiu o médico Paulo Roberto, responsável pela regulação da Secretaria de Saúde do município de Paulo Afonso.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *